Depois de uma série de mais trina atividades, entre blitzes educativas, ações comunitárias e cursos a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB, encerrou com um grande passeio ciclístico, na noite desta quinta-feira, 25, a programação da Semana de Trânsito. A Bicicletada Cidadã teve início na ciclofaixa da Rua dos Mundurucus com destino à Avenida Almirante Barroso.
Dezenas de pessoas, entre agentes de trânsito ciclistas, servidores públicos e grupos ativistas de ciclismo, participaram do evento que contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho. O gestor municipal avaliou que a Semana Nacional de Trânsito promovida em Belém foi capaz de abranger todos os cidadãos em suas atividades.
“Uma cidade agradável de boa qualidade de vida é a que os diferentes têm espaço e que todo mundo é respeitado seja o pedestre, o ciclista, o motociclista, os motoristas de carro ou ônibus. Tem que ser um espaço que todos possam conviver harmonicamente. Por isso, a participação de diferentes pessoas nessa bicicletada é pra valorizar também o ciclista”, explicou o prefeito.
Segundo o prefeito, a bicicletada foi uma forma de mostrar para a sociedade a importância do meio de transporte e alertar para a necessidade de respeitar os ciclistas, ciclovias e ciclofaixas, as áreas no trânsito reservadas a eles.
Ao longo do percurso, agentes de trânsito de bicicleta orientavam condutores flagrados cometendo alguma infração e advertiam sobre a importância de preservar as ciclofaixas e não estacionar sobre esses espaços.
“A bicicleta além de ser um meio de transporte, é saudável para o ciclista e também para sua sustentabilidade, não agride o meio ambiente, não polui. Temos sim que estimular o uso da bicicleta e respeitar os que usam as bicicletas em nossa cidade. As ciclovias e ciclofaixas devem ser ampliadas em um breve espaço de tempo, mas precisam ser respeitadas pelos outros modos de transporte”, defendeu.
Uniformizado e bem equipado, o grupo de cicloativistas Papacoyotes, aderiu ao convite da Semob participou da bicicletada cidadã, porque disse acreditar que seria uma forma de divulgar e valorizar ainda mais o uso da bicicleta, seja como meio de transporte ou de lazer.
“Queremos que mais pessoas usem a bicicleta e acreditamos que a ampliação das ciclovias é um caminho para isso. O que vemos em nosso grupo, que pedala pelo menos três vezes por semana, é que mais e mais pessoas têm aderido ao meio de transporte, seja por lazer ou como forma de se locomover”, comemorou Wagner Melo, membro da diretoria do grupo.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)