Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no último dia 1°, a Semob levou a dois bairros da capital a sua frente itinerante de serviços: o projeto ‘Semob na Comunidade’. Na tarde de quarta-feira, 01, foi o Conjunto Verdejante III, no bairro das Águas Lindas, o beneficiado com a ação. Já na manhã desta quinta, 02, foi a vez dos moradores da Marambaia aproveitarem a presença dos servidores do órgão na Escola Municipal República de Portugal. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também ofertou serviços de vacinação contra a gripe H1N1 e exames de catarata.
Ao todo, 325 pessoas foram atendidas durante os dois dias em que a equipe do ‘Semob na Comunidade’ e os agentes de saúde da Sesma estiveram nos bairros. Emissão das carteiras de Passe Fácil Sênior e credencial para estacionamento de idosos e deficientes físicos foram alguns dos serviços ofertados pela Semob ao público da melhor idade.
Para a aposentada Maria Lucy Santos, o projeto veio para facilitar a vida do cidadão. “Assim que eu soube que a Semob viria até o nosso bairro e que eu poderia conseguir a carteira para idosos, corri para me informar sobre a documentação necessária. Melhor ainda foi saber que o programa ia atender bem em frente à minha casa”, festejou Maria.
A Semob também emitiu as segundas vias do Passe Fácil Estudantil e Passe Fácil Especial. Na Marambaia, os serviços oferecidos facilitaram em muito a locomoção dos filhos da assistente administrativa Sheila Chagas. “Os cartões que meus filhos usam estavam com problemas e eu tinha pouco tempo para resolver isso. Quando soube que teria o serviço no bairro, decidi aproveitar a chance para resolver tudo por aqui mesmo. Essa é uma iniciativa maravilhosa”, comemorou.
Na Escola República de Portugal, os arte-educadores da Semob percorreram as salas de aula ministrando palestras sobre as regras de segurança, principalmente sobre travessia segura de pedestres.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)