Nesta quinta-feira, 25, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou de ação realizada pelo Shopping Grão Pará, de orientação sobre as vagas especiais para estacionamento. A programação foi alusiva ao Maio Amarelo, mês de conscientização de prevenção e redução de sequelas e mortes em sinistros de trânsito.
O público do shopping recebeu material educativo sobre as vagas especiais. Também foi realizada a emissão de credencial de vagas de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência (PCD). No horário de 10h às 16 horas, foram feitas 600 abordagens com orientações e distribuição de material educativo e 52 pessoas foram atendidas com orientações e emissão de credencial de vaga para estacionamento. De 17h às 19h30, cerca de 20 funcionários participaram de palestras sobre trânsito e sobre a lei das vagas especiais.
Respeito
“Estacione com respeito”; “Escolha respeitar as vagas especiais”: são mensagens que fazem alusão ao tema da campanha Maio Amarelo que, neste ano, é “No trânsito, escolha a vida”.
Agentes de Educação para o Trânsito realizaram ação educativa junto aos frequentadores do shopping com distribuição de material educativo e orientação para os que já possuíam a credencial colocarem no parabrisa do veículo para ficar visível. Aqueles que não tinham credencial eram orientados a solicitar a emissão. Os agentes fizeram 600 abordagens com distribuição de panfletos e orientações. A coordenação foi da chefia de Educação para o Trânsito da Semob (CDET).
Descentralização
O serviço de emissão de credencial de vagas especiais para estacionamento (idoso e PCD) é coordenado pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob. “É uma ação importante, até porque é um local onde há vários frequentadores e várias vagas especiais para estacionamento. Assim, a Semob aproxima esse público dos serviços prestados pelo órgão“, pontuou a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição.
Dos 52 atendimentos, 14 foram solicitações de emissão de credencial para vagas especiais de estacionamento, 1 agendamento de 1ª via do Passe Especial e 37 orientações com entrega de formulários.
Acesso facilitado
A fisioterapeuta Shirley Faria considerou a iniciativa excelente. “Estava falando com o meu marido sobre a necessidade de termos essa credencial por causa da minha mãe. Mas não sabia onde tirar. Adorei”, disse Shirley.
Iara Oliveira, servidora pública, tem filho autista e comemorou a iniciativa. “Consegui o atendimento rápido e fácil. Muito bom”. Já a pedagoga Eneida Lima Figueiredo aproveitou para tirar a segunda via da credencial. “A minha credencial está danificada”, disse.
Palestra
O coordenador de Projetos e de Educação para o Trânsito (CPET), Manoel Soares Pinheiro, também representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, ministrou palestra a 20 funcionários do empreendimento sobre o Maio Amarelo e orientações sobre as regras de trânsito, sinalização correta e delimitação dos espaços reservados para idoso e PCD, e sobre a reserva de vagas especiais.
“Essa ação, no intuito do movimento Maio Amarelo, levou à comunidade que usa o shopping e aos funcionários o entendimento do uso adequado das vagas de estacionamento e o uso correto dessas vagas”, pontuou o coordenador. Segundo Manoel Soares, a palestra levada ao setor de segurança foi para fazer uma avaliação de toda a sinalização do estacionamento para que, se houver necessidade, seja feita a correção, a fim de viabilizar uma fiscalização efetiva.
Para Raphaella Rocha, gerente de Marketing do empreendimento, a palestra oferecida ao público interno “permitiu que nossos fiscais de garagem estejam ainda mais preparados para orientar e receber os nossos clientes quanto à utilização dos espaços que já temos delimitados e exclusivos para este público especial”.
Relevância
Para direção do Shopping, o apoio dado pela Semob nesta ação de conscientização foi de grande relevância: “Durante a ação, os nossos clientes puderam não só esclarecer as dúvidas, mas solicitar a emissão, de fato, do documento que permite o acesso a essas vagas. A prestação deste serviço está gerando uma procura interessante, que nos sinaliza a necessidade de o shopping apoiar e realizar mais ações desta natureza”, concluiu Raphaella.
Texto:
Rosangela Gusmao