Ação da Prefeitura de Belém leva diversos serviços ao bairro Curió-Utinga e traz educação para o trânsito

A Prefeitura de Belém realizou mais uma manhã de serviços públicos e de cidadania. Desta vez, o espaço que recebeu a iniciativa municipal foi o Centro Comunitário das Castanheiras, no bairro Curió- Utinga, de 8h às 13h. A ação reuniu vários serviços prestados pelos órgãos da administração pública municipal.

Belém Cidadã

Foram mais de quarenta serviços públicos e de cidadania gratuitos para a comunidade. Essa foi mais uma edição da Belém Cidadã, ação de cidadania da Prefeitura de Belém.

Vacinação, emissão de documentos, cadastros em programas municipais, emissão do cartão Passe Fácil, negociação de dívidas tributárias, programação cultural marcaram a manhã de atividades.

A movimentação na ação foi grande de moradores do bairro do Curió-Utinga que buscaram os diversos serviços. Uma delas foi a autônoma Natalícia Hellen Gomes, que aproveitou para emitir a segunda via da certidão de nascimento da filha Mallu Gomes, de seis anos. “Esse é um documento que é mais difícil de tirar, então quando uma ação dessa vem em nosso bairro não podemos perder a oportunidade. Foi tudo muito rápido”, declarou.

Já a também a dona de casa Sinara Alves aproveitou a ação para vacinar seu cachorro e seus dois gatos. “Essas vacinas são caras e pra nós que temos vários bichinhos acaba saindo caro. Nós queremos nossa saúde e a deles também, então essa ação chega em boa hora”, disse Sinara.

Compromisso

Mais de 500 atendimentos foram realizados nessa edição da Ação Cidadã da Prefeitura de Belém no Curió-Utinga. De acordo com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que esteve presente na ação, atividades como essa mostram o compromisso da gestão na garantia de direitos integrais à população da cidade, levando os serviços até aqueles que não conseguem ir ao seu encontro.

A liderança comunitária no Curió-Utinga, Salete Gomes, sintetiza a Ação Cidadã no bairro. “Graças a Deus a prefeitura atendeu ao nosso chamado trazendo esses serviços. A nossa comunidade abraçou com muito carinho a vinda dessa ação cidadã”.

Mobilidade urbana

A Semob, por meio de sua Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) e com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), ofereceu os serviços de emissão meia-passagem, Passes Sênior e Especial, além da credencial de estacionamento para vagas especiais de idoso e Pessoas com Deficiência (PCD).

Facilidade aos moradores

A dona de casa Maria da Graça, moradora do bairro, ficou feliz de ter a ação acontecendo tão perto de onde mora e de poder solicitar o Passe Sênior. “É um documento que é direito meu, facilita a vida. O atendimento foi melhor ainda por estar aqui no bairro”, disse Maria.

“A ação é uma oportunidade. Ajuda a economizar a passagem do transporte e até o tempo de deslocamento”, comentou Tiago Lopes. O auxiliar de eventos foi em busca de agendar a perícia médica para a emissão de 1ª via de Passe Especial para os irmãos. “Estou buscando os direitos dos meus irmãos de adquirir o Passe Especial e fui muito bem orientado. O atendimento foi super rápido”, comentou Tiago.

“Ele precisa se deslocar e a meia passagem vai facilitar muito, principalmente em questão de economia” disse o servidor público Nilson Melo, que aproveitou a ação para levar o sobrinho, o jovem Gleyson, para emitir a 1ª via da meia-passagem.

Educação para o trânsito

Agentes de educação para o trânsito da Semob também estiveram na ação da prefeitura, com abordagens de orientação com moradores do bairro.

A equipe distribuiu materiais informativos e adesivos de adesão à campanha “No trânsito, escolha a vida”, tema trabalhado ao longo da programação da Semana Nacional de Trânsito deste ano.

“É importante reforçar a importância de fazer as escolhas certas no trânsito e escolher a vida”, ressaltou a chefia de divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Marcelo Albuquerque é morador do bairro, ele aguardava na fila para receber atendimento, quando a equipe de educação para o trânsito realizou a abordagem de orientação. Segundo ele, “as pessoas precisam ter mais educação e respeito no trânsito. Essas orientações ajudam todo mundo a ter mais consciência”.

“Essas orientações são muito boas. Dirijo carro e moto e sempre respeito o sinal de trânsito, o limite de velocidade. Tento seguir tudo direitinho”, comentou Otoniel Neves, após também receber orientações.

Para manter a fluidez no entorno do centro comunitário durante a ação, os agentes de trânsito da Semob deram apoio na orientação dos condutores e pedestres para manter a organização e a segurança viária.

Texto:

Fabricio Lopes