Na tarde deste sábado, 14, milhares de jovens, vindos de várias localidades, se reuniram na avenida João Paulo II para prestar homenagem à Nossa Senhora de Nazaré na Romaria da Juventude. A concentração da procissão ocorreu na paróquia São João Paulo II e a espera pela saída da romaria foi cheia de expectativa e animação.
Para garantir a segurança viária, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou interdições temporárias durante o percurso. Os agentes garantiram a organização do trânsito para manter a fluidez e a segurança viária dos romeiros.
Percurso
A Romaria da Juventude percorreu uma distância de 6,35 km, saindo da avenida João Paulo II, próximo da rua do Utinga, passando pelas avenidas Ceará, José Malcher, Generalíssimo Deodoro e Nazaré, até a chegada na Basílica Santuário.
Segurança e orientação no trânsito
No início da tarde, os agentes de trânsito da Semob interditaram parcialmente uma das vias da avenida João Paulo II, sentido Ananindeua/Belém, para garantir a segurança dos romeiros que chegavam para a concentração. Às 16h, a via foi completamente interditada para a realização da procissão.
Durante o percurso, as equipes acompanharam o trajeto da romaria e atuaram nos pontos: cruzamento da avenida João Paulo II com a Rua do Utinga; avenida Dr. Freitas e avenida Ceará; avenida Ceará com avenida Almirante Barroso; travessa Antonio Baena com Almirante Barroso; avenida José Malcher com travessa 14 de Março e avenida Generalíssimo Deodoro; e na avenida Nazaré com Generalíssimo Deodoro.
Círio da juventude
O clima da procissão era de festa entre o público jovem, que cantava animado os louvores religiosos entoados pelos cantores que acompanhavam a romaria no carro-som. Para algumas pessoas, essa foi a primeira experiência na Romaria da Juventude, como foi o caso da estudante Estefani Miranda, que estava muito ansiosa para participar da procissão e gostou de ver a organização viária. “Acho muito boa essa operação e está muito bem organizada”, comentou Estefani.
A esteticista Bruna Souza, que estava acompanhada por uma amiga, participa da romaria da juventude desde 2015, e tem essa como a principal procissão do Círio para pagar suas promessas. Para ela, o apoio no trânsito é muito necessário para manter a segurança da procissão, principalmente devido ao número de participantes: “A gente vê que a mobilização maior é nos dias das procissões anteriores, mas essa é uma procissão que reúne muitas pessoas e a gente necessita desse amparo”, frisou.
Texto:
Lírio Moraes