Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Circulação na avenida Augusto Montenegro muda em virtude da obra do BRT

59532_168662Com o avanço das obras do BRT ao longo da avenida Augusto Montenegro, um conjunto de mudanças estruturais na circulação da via passou a ocorrer na área desde o início desta semana e deve se prolongar pelos próximos dois meses. Tudo para garantir que a obra seja concluída no prazo e com segurança.

A primeira das mudanças já ocorreu na última terça-feira, 18, quando um novo retorno foi aberto para ajudar no escoamento dos veículos que estão em um lado da avenida Augusto Montenegro e precisam fazer o retorno. “Este retorno ficava em frente ao Centenário da Assembleia de Deus e só tinha um sentido. Agora ele foi deslocado para aquela área em frente ao conjunto Carmelândia e Panorama XXI e também foi ampliado para ser retorno duplo, servindo para quem trafega nos dois lados”, explica Maisa Tobias, à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

A próxima mudança é temporária e ocorre neste final de semana. A partir das 6h da manhã de sábado, 22, o cruzamento das avenidas Centenário e Augusto Montenegro estará fechado, para a sondagem no terreno da área que futuramente abrigará elevados na segunda etapa da fase de construção do BRT, que no segundo trecho irá do Mangueirão até Icoaraci. Com a proibição de passar próximo ao canteiro central, todos que trafegarem na área e que querem cruzar as avenidas precisarão fazer desvios sempre à direta.

Assim, quem estiver na avenida Centenário e quiser seguir para a avenida Independência terá que, ao chegar no cruzamento, dobrar à direita na Augusto Montenegro e pegar o primeiro retorno para acessar a Independência à direita. O mesmo ocorrerá com quem trafegar no sentido contrário. Quem estiver na Augusto Montenegro e quiser seguir reto na via terá que, obrigatoriamente, dobrar à direita na Independência ou na Centenário (dependendo do sentido em que estiver trafegando), pegar o primeiro retorno e voltar para a Augusto Montenegro. Agentes estarão no local para orientar o fluxo principalmente no início da interdição, que tem previsão de acabar às 18h de domingo.

“Como em engenharia trabalhamos com possibilidades e exatamente neste tipo de sondagem não sabemos o que vamos encontrar, estamos fazendo todo o planejamento para que os serviços na área terminem no prazo. Porém, caso precise se estender até a segunda-feira, já temos um planejamento para os desvios necessários, principalmente nos ônibus”, destaca Maria Tobias.

Se neste final de semana os motoristas devem estar atentos, no próximo a mudança será direcionada ao deslocamento de pedestres. É que no dia 29 está previsto o início da retirada da passarela hoje localizada em frente ao Mangueirão, e a travessia de pedestres neste trecho será feita exclusivamente em frente ao conjunto Natália Lins.

“Já há uma travessia semaforizada no local, mas vamos revitalizá-la. Houve um dilema se iríamos retirar ou não as paradas de ônibus que ficam embaixo da passarela dos dois lados da via, mas optamos por mantê-las para não prejudicar, principalmente, quem mora no Panorama XXI ou naquela área da Cabanagem, e para quem vai ao Detran”, avisa Maisa, alertando para que as pessoas que desçam nessas paradas não tentem ganhar tempo fazendo a travessia pelo meio do canteiro central.

“Atravessar no meio da obra é um risco, por isso estaremos com equipes de educação nos primeiros dias de alteração no local, para lembrar os pedestres de que, ao andar um pouco mais até a travessia do Natalia Lins, você pode até perder alguns minutos a mais, mas não perde a vida”, orienta, avisando que posteriormente a passarela localizada em frente ao conjunto da Cohab também será retirada.

Trecho fechado

Sem dúvida, a mudança mais significativa está agendada para o final de setembro, quando ocorrerá o fechamento total de um lado da avenida Augusto Montenegro, no sentido Icoaraci-Belém, no trecho que vai do Conjunto da Cohab, WE-2, até o Entroncamento, por um período de, no mínimo, 30 dias. “Esse fechamento será necessário porque vamos fazer uma obra estrutural completa neste trecho, envolvendo calçada, ciclovia, faixa de rolamento, galerias de drenagem, etc”, justifica Maisa Tobias. Durante o fechamento, o outro lado da via permanecerá com a circulação liberada, sendo que das três faixas de veículo existentes, duas farão o sentido normal rumo a Icoaraci, e uma será transformada em um contrafluxo exclusivo para veículos pequenos, em especial para atender aos moradores e comerciantes da área.

Os ônibus que vêm no sentido Icoaraci-Belém com o objetivo de seguir para o centro via Almirante Barroso serão desviados na Rua da Marinha, onde acessarão a Rodolfo Chermont e Tavares Bastos até chegar à Almirante Barroso. Já os ônibus que acessam o centro via Pedro Álvares Cabral entrarão na própria WE-2 e seguirão pela passagem Samaritana, avenida Dalva e Pedro Álvares Cabral com destino ao centro de Belém. Este mesmo caminho será utilizado pelos coletivos que vêm de Icoaraci para a BR-316, porém eles irão da Pedro Álvares Cabral e dobrarão na Tavares Bastos, para acessar a Almirante Barroso já no sentido de saída de Belém. Veículos de passeio devem evitar este trecho e fazer os desvios já na rodovia Arthur Bernardes, rodovia do Tapanã ou na avenida Centenário.

“São as mesmas rotas que utilizamos quando o trecho estava em obras para por conta dos elevados do Entroncamento”, relembra Maisa Tobias, informando que, terminado o trabalho nesta via, ocorrerá a interdição no mesmo trecho do outro lado, sentido Icoaraci-Belém. “A população precisa entender que, para que uma obra dessa envergadura aconteça no prazo estipulado, é preciso diversas coisas ao mesmo tempo, de forma rápida. É uma obra que sim, traz transtornos, porque trabalhamos em uma área ocupada. É igual quando fazemos obra na casa da gente, construir algo novo é sempre menos trabalhoso do que fazer obras no que já existe. Mas é um período limitado de transtorno que nem se compara com os benefícios que irá trazer a médio e longo prazo para aquela área”, completa.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais