Ação cidadã da Prefeitura realiza 615 atendimentos em serviços municipais e estaduais

Os moradores dos bairros Sacramenta, Barreiro, Telégrafo e adjacentes, contaram com uma variedade de serviços municipais e estaduais ofertados durante a programação realizada na manhã deste sábado, 25, pela Prefeitura de Belém por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), em alusão à campanha do Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção de sinistros de trânsito. Ao todo, foram realizados 615 atendimentos aos cidadãos.

A ação ocorreu das 8 às 12 horas, nas dependências do shopping IT Center e contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Sesma), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Defesa Civil Estadual, Polícia Civil e a Comissão de Trânsito da OAB/PA.

Pertinho da comunidade – A população madrugou na frente do shopping, aguardando ansiosamente a abertura dos portões para buscar os serviços de preferência. Nem a chuva que caiu pela manhã fez com que os cidadãos desistissem dos atendimentos e muitos elogiaram a rapidez e organização.

A diarista Michelle Aleixo aproveitou que a ação ocorreu perto de sua casa para buscar a meia-passagem e o cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida. “Pra mim, pras minhas colegas e pros meus filhos foi bom porque moramos perto, e isso evita que a gente tenha que fazer um trajeto muito longo, que muitas vezes não temos condições, então pra mim é ótimo”, aprovou a diarista.

Além dos serviços oferecidos pela Semob, como a emissão dos cartões Passe Fácil (meia-passagem, especial e sênior), credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD), educação para o trânsito, ouvidoria e orientação de defesa de autuação, a programação cidadã também contou com emissão de registro geral (RG), atualização e cadastro no CadÚnico, aplicação de vacinas, medição de glicemia e pressão arterial, distribuição de preservativos, orientação jurídica, distribuição de mudas de plantas, orientações sobre cuidados e conservação ambiental e também cadastro nos programas habitacionais.

“Vou tirar a 2ª via da minha identidade. Fui ali pegar uma plantinha e também tô querendo tentar me inscrever no Minha Casa, Minha Vida”, disse empolgada a autônoma Taina Moraes, que também elogiou a realização da programação cidadã. Segundo ela, “uma ação dessa mobiliza, assim, um bairro que necessita muito desses tipos de serviço”.

Educação para o trânsito – Sendo uma ação em alusão à campanha Maio Amarelo, não poderia faltar o jogão educativo da Semob. As crianças aproveitaram para brincar e aprender sobre condutas seguras no trânsito, enquanto os pais e responsáveis eram atendidos nos demais serviços.

Os pequeninos participaram da dinâmica lúdica, prestando atenção aos comandos e orientações da equipe da Semob. Com o avanço do jogo, as crianças foram testando seus conhecimentos sobre o trânsito e aprenderam sobre os comportamentos seguros no trânsito, seja para pedestres, ciclistas ou condutores de carro e moto. Entre as perguntas e desafios, os pequenos aprenderam o significado das cores do semáforo, a importância dos equipamentos de segurança obrigatórios ao dirigir e os deveres de cada um envolvido no trânsito, para que todos prezem pela segurança e pelo respeito.

“Meu filho gostou do jogo, aí ele tá aqui participando, enquanto o pai dele tá ali providenciando a carteira de meia-passagem. Essas ações são muito boas para as pessoas que estão precisando tirar os documentos, principalmente para a comunidade que está precisando”, elogiou a pedagoga Paula Francinete.

Atendimentos – Dos 615 atendimentos realizados, 14 foram de emissão de meia-passagem; 19 de Passe Sênior; 10 para Passe Especial; 11 credenciais de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência (PCD); 8 biometrias faciais; 70 orientações em geral sobre as emissões de Passe Fácil. Cerca de 38 crianças no jogão educativo e foram realizadas 65 abordagens de orientação quanto ao serviço da Ouvidoria da Semob e três orientações quanto a recurso de defesa de autuação.

Dos atendimentos parceiros, 33 foram para vacinas; 50 para medição de pressão arterial e glicemia; 100 mudas de plantas distribuídas e orientações ambientais; 50 cadastros nos programas de habitação; 40 cadastros e atualizações no CadÚnico; 100 emissões de registro geral (RG) e quatro orientações jurídicas.

Texto:

Amanda Mardock