Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ação educativa da SeMOB alerta para o cuidado com os idosos no trânsito

Foto: Tássia Barros - Comus
Arte educadores acompanharam a travessia de idosos e prestaram orientações sobre a conduta mais segura a se adotar. Foto: Tássia Barros – Comus

Educadores da Divisão de Educação para o Trânsito fizeram uma série de abordagens nas faixas de pedestres para orientar os idosos. Foto: Tássia Barros – Comus

Foto: Tássia Barros - Comus
O cruzamento foi escolhido em função do grande fluxo de idosos pelo local, principalmente devido à presença de bancos e de um hospital às proximidades. Foto: Tássia Barros – Comus

Apesar de ter sido organizada em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado neste 1º de outubro, a ação educativa realizada pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) na manhã desta quarta-feira, 01, na Avenida Almirante Barroso à esquina da Travessa Mauriti, buscou alcançar um público amplo, para que a mensagem chegasse a pessoas de todos os segmentos, que convivem diariamente com os idosos e, por vezes, esquecem o quanto eles merecem respeito, carinho e cuidados.

Educadores da Divisão de Educação para o Trânsito do órgão fizeram uma série de abordagens nas faixas de pedestres para orientar os idosos, e os demais cidadãos, sobre a travessia mais segura. Por meio de atividades lúdicas, os educadores Renato Lima e Rodrigo, vestidos de palhaço e de mascote da SeMOB, respectivamente, instigavam as pessoas a refletirem sobre o papel de cada uma no cuidado com o idoso, principalmente no trânsito. Enquanto o primeiro acompanhou a travessia de pessoas na faixa, o segundo subiu nos coletivos, orientando a população para o respeito com o idoso e puxando os parabéns pelo dia deles.

“Escolhemos esse cruzamento em função do grande fluxo de idosos pelo local, principalmente devido à presença de bancos e de um hospital às proximidades, mas é importante lembrar que todos os dias devem ser de respeito ao essas pessoas, que muito já contribuíram para a nossa sociedade. O objetivo é chamar a atenção de todos para mostrar que cada um pode contribuir para um trânsito mais seguro, seja ajudando um idoso a travessar de forma segura, ou cedendo um assento no coletivo”, explicou Tatiane Pinheiro, coordenadora de Educação no Trânsito da SeMOB.

A dona de casa Maria do Socorro foi abordada pelos educadores e recebeu os cumprimentos pelo seu dia. “Já sofri um acidente uma vez porque atravessei a faixa sozinha e não prestei atenção. Hoje em dia, as pessoas não pensam em ajudar, não olham para o lado. Nós precisamos, sim, de cuidados, e que bom que vocês vieram lembrar a todos o quanto isso é importante e melhora nosso dia”, ressaltou.

Texto: Nathalia Petta

Foto: Tássia Barros – Comus

Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)

Redes Sociais