O que você procura?

Ação educativa da Semob orienta motoristas e pedestres sobre nova sinalização na Augusto Montenegro

A avenida Augusto Montenegro conta com nova sinalização de trânsito, composta por semáforos e faixa de travessia de pedestres.

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e a equipe de educação no trânsito estiveram no trecho recém sinalizado, em frente ao Parque Shopping Belém, nas manhãs de quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, para orientar pedestres, ciclistas e motoristas. 

Em operação desde esta quinta-feira, 30, os novos semáforos dispõem de cronômetro com contagem regressiva para orientar a travessia, aviso sonoro para PcD e sensor, que possibilita ao pedestre solicitar a travessia apenas encostando a mão no painel instalado no poste semafórico. 

Travessia com segurança

“O trabalho da educação foi para orientar os pedestres a atravessarem com segurança. Mesmo sendo uma faixa com a presença do semáforo, é preciso atenção na hora da travessia”, destaca a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

“Se o pedestre chegar na faixa e o semáforo já tiver fechado, por exemplo, é necessário aguardar o novo tempo para atravessar sem correr riscos. Além disso, o equipamento conta com algumas novidades como alertas sonoros para auxiliar as pessoas com deficiência visual, baixa visão ou, até mesmo, para os idosos. Nossa ação também é para explicar como funciona o novo semáforo”, explica Tatiane Pinheiro. 

A medida vem ao encontro de uma demanda da população, que solicitava melhorias para atender ao fluxo intenso da área. 

Alívio e proteção

A consultora de vendas Elma Dias, 50 anos, é vizinha do shopping e afirma que muitos se arriscavam atravessar em meio aos carros para encurtar caminho. “Fiquei feliz de ver esse sinal. Antes era horrível, tinha que andar muito pra atravessar. Agora me sinto mais segura. Com a ajuda também dos agentes, deu pra atravessar até usando muleta”, disse Elma Dias.

A estudante Riane de Souza, 20 anos, também comemorou a nova sinalização. “Fazia muita falta. Eu venho sempre no shopping, mas o acesso para pedestre aqui sempre foi difícil. Era muito cobrado um semáforo, finalmente o pedido foi atendido”, conta.

Ajuste de conduta

Os semáforos, que já estavam posicionados no local, fazem parte de uma série de medidas que o shopping está implantando, dentro de um termo de ajuste de conduta, estabelecido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), para reduzir os impactos no trânsito no entorno do empreendimento.

Texto:

Leonardo Fernandes