O que você procura?

Ação educativa orienta moradores da Cidade Velha sobre a implantação de ciclorrota no bairro

Moradores da Cidade Velha receberam uma ação educativa realizada pelos agentes de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 28, com o objetivo de informar sobre a ciclorrota, em implantação no bairro, visando a mais segurança nas vias, principalmente para ciclistas e pedestres.

“A ciclorrota tem como objetivo garantir o direito de circulação das bicicletas, esclarecendo como funciona em um espaço compartilhado onde bicicletas, carros e motos dividem a mesma rua. Nesse caso, a preferência é do ciclista, por ser o mais vulnerável. O respeito também deve acontecer de forma mútua para que todos possam trafegar com segurança e harmonia”, explica a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Orientação à comunidade

Os moradores das ruas Dr. Malcher e Dr. Rodrigues dos Santos receberam material informativo e foram orientados sobre o que é a ciclorrota e quais as vantagens para a mobilidade urbana.

A barista Helen Silva, que trabalha em um estabelecimento na rua Dr. Malcher, relata as dificuldades que enfrenta devido à alta velocidade com que os condutores dirigem na via. Ela espera que esse quadro mude com a implantação da ciclorrota. 

“Eu acho que cada um respeitando, tanto o ciclista quanto o motorista, vai funcionar superbem. Tendo uma boa comunicação, tudo funciona”, acredita Helen.

Preferência

A ciclorrota é uma via em que bicicletas e veículos dividem o mesmo espaço com limite de velocidade reduzido a 30 km/h, que funciona de forma permanente. A sinalização indica a preferência dos ciclistas na via para aumentar a segurança, tanto para eles quanto para pedestres e motoristas.

Texto:

Lírio Pinto Moraes