Agendamento eletrônico agiliza atendimento ao público na Codem

• Atualizado há 2 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), disponibiliza para o público o sistema de agendamento eletrônico no novo site da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (Codem). O sistema permite que usuários escolham a melhor data e horário, conforme disponibilidade, para atendimento presencial na Codem, otimizando a ação de funcionários do órgão e garantindo praticidade para o usuário, que terá um momento específico para a resolução de sua demanda.

O agendamento eletrônico via internet pode ser feito por computador, smartphone ou tablet pelo link de acesso. O cidadão deve escolher o serviço para o qual deseja ser atendido; o dia e a hora disponíveis que lhe sejam apropriados; informar nome completo, telefone e e-mail. O sistema então confirma o agendamento e o site da Codem dispara e-mail com as informações, regras para o atendimento e link para o caso de cancelamento.

O sistema possibilita à equipe de atendentes da Codem prever quais serviços serão demandados e por quais usuários, além de permitir que estes realizem feedback. Para garantir eficiência e uso adequado da nova funcionalidade, foram realizados treinamentos reunindo a equipe da Codem, responsável pelos atendimentos dos serviços, e a equipe da Cinbesa, de desenvolvedores dos novos sites da Prefeitura e do sistema de agendamento eletrônico.

Serviços- Neste primeiro momento serão agendados três serviços: o cadastro imobiliário para fins de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); a pesquisa para fins patrimoniais e a geração de mapas personalizados. A hora marcada garante praticidade para usuários que se deslocarão para o órgão num momento específico, diminuindo as filas e promovendo ainda mais eficiência.

“A nossa expectativa está sendo muito positiva, pois o serviço representa melhorias tanto para o usuário, quanto para os serviços da unidade de atendimento ao cliente da Codem, garantindo o ajuste do tempo do atendimento e também organizando melhor o fluxo do trabalho”, afirma a assessora da coordenação de serviços da Codem, Renata Santana.

Sistema – O sistema de agendamento eletrônico, desenvolvido pela Cinbesa em 2022, visa auxiliar os órgãos municipais a terem mais eficiência no atendimento ao público. Nas secretarias que já implantaram o sistema, o feedback, tanto de funcionários quanto de cidadãos, é muito positivo, como demonstram as pesquisas de satisfação enviadas após os atendimentos realizados.

Um indicativo disso é que outras secretarias buscam integrar o agendamento eletrônico em seus sites visando otimizar o atendimento ao público. “O sistema é uma ferramenta que atende à população, resultando em melhor agilidade nos órgãos e até mesmo na diminuição das filas, por determinar uma hora marcada para os atendimentos. Estamos cada vez mais entusiasmados para implantar o sistema em mais órgãos”, afirma o gerente de projetos da Cinbesa, Nelson Delgado.

Atualmente, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e a Secretaria de Urbanismo (Seurb) já sinalizaram o interesse pela integração do sistema em seus sites, promovendo ampliação do acesso aos serviços municipais com o uso da tecnologia.

Texto:

Lucas Damasceno

Veja também