O que você procura?

Agentes de Educação para o Trânsito orientam estudantes sobre nova sinalização na Augusto Montenegro

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou ação educativa sobre o trânsito, na manhã desta terça-feira, 11. Os alunos do Colégio Rosa de Saron, localizado na avenida Augusto Montenegro, foram orientados com atividades lúdico-pedagógicas sobre segurança e cuidados no trânsito.

O colégio fica próximo à nova sinalização de trânsito implantada na Av. Augusto Montenegro, composta por semáforos e faixa de travessia de pedestres, que fazem parte de uma série de medidas que o Parque Shopping está implantando para reduzir os impactos no trânsito no entorno do empreendimento.

Segurança no trânsito

A atividade foi conduzida pela equipe de Educação para o Trânsito da Semob que, por meio de agentes de trânsito e dos arte-educadores, explicou o que é o trânsito; como ele funciona; quais são os espaços destinados aos ciclistas, pedestres e veículos; além dos significados das sinalizações; entre outras informações sobre segurança.

A ação contou com a presença de 50 alunos, do 1º ao 5° ano do ensino fundamental, que interagiram ativamente nas dinâmicas, respondendo às perguntas dos agentes e comentando sobre as orientações repassadas.

Conscientização

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Rosa de Saron, Heryka Rego, ações como essa são extremamente importantes, principalmente devido ao fato de a instituição ser localizada na avenida Augusto Montenegro, que possui um fluxo intenso de veículos.

“Momentos como esses são bons porque, se desde pequeninos a gente conseguir conscientizar os nossos alunos, as nossas crianças se tornarão adultos conscientes e responsáveis pelos seus atos”, afirmou Heryka.

Segundo a coordenadora pedagógica, a nova sinalização deu mais segurança para os pedestres. “Ajuda na travessia dos nossos alunos, dos pais, e também dos moradores das ruas adjacentes, tanto atrás da escola, quanto condomínios aqui do lado”, relatou Heryka Rego.

Estímulo

As ações de educação para o trânsito nas escolas têm o objetivo de estimular nos estudantes os hábitos e comportamentos de segurança viária para sua vivência no trânsito, para que desde cedo eles possam assimilar e colocar em prática o que aprenderam.

“A segurança da criança é fator importante na atividade. Procuramos repassar a informação de uma maneira que todos possam assimilar e colocar em prática o que aprenderam”, explica a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Texto:

Lírio Moraes