A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu apoio no fluxo do trânsito no acesso à ponte Eneias Martins, do Outeiro, cujas obras foram entregues na manhã deste domingo, 26, pelo governo do Estado.
O acesso à ponte ficou restrito logo cedo. Agentes de trânsito se posicionaram na rotatória da Estrada Velha do Outeiro, orientando os condutores e direcionando o trânsito para 7ª Rua, de Icoaraci, no acesso à balsa para a travessia à ilha. Uma fila veículo logo se formou para embarcar no ferry-boat.
Orientação – Agentes de transporte se posicionaram no trevo, na orientação aos motoristas de ônibus. Por volta de 8h30, a travessia de ônibus foi liberada na ponte, sendo interrompida por volta de 10 horas.
“Durante a interdição temporária, os ônibus que chegavam de São Brás deixavam os passageiros no trevo”, pontuou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI) Raimundo Rodrigues Neto. Ele informou que a população, logo cedo, foi orientada a fazer a travessia pela balsa. “Reforçamos a frota operacional de ônibus no terminal de linha localizado na 6ª Rua com a travessa do Cruzeiro para atender aos passageiros da balsa”, explicou.
Segundo o coordenador de Trânsito, Isaías Reis, foram destacados 12 agentes de trânsito, quatro viaturas e três motocicletas para atuar na rotatória em Icoaraci e no acesso à cabeceira da ponte, do lado de Outeiro, organizando o trânsito, em conjunto com a Guarda Municipal de Belém (GMB), garantindo o fluxo e a segurança viária dos pedestres, no momento da interdição temporária e da reabertura oficial do tráfego para veículos, após o ato solene. O que ocorreu por volta de 11 horas deste domingo.
Mais de um ano depois, a ponte do Outeiro foi liberada, após o sinistro ocorrido, no dia 17 de janeiro de 2022, quando um dos pilares foi danificado após uma colisão, resultando na interdição da estrutura para as obras. Logo após o ocorrido, a Prefeitura de Belém tem atuado em ampla cooperação com o Governo Pará, no enfrentamento da crise social e humanitária, envolvendo todas as áreas, com destaque para o transporte público, recuperação da ponte e infraestrutura.
Serviços municipais
Para minimizar o impacto aos moradores, logo após o sinistro, a Semob realizou a reorganização do transporte, a partir de Icoaraci para os usuários de Outeiro. Também foi feita uma reorganização interna, com o transporte circular ofertado gratuitamente. Em relação à travessia, os agentes de trânsito e de transporte organizaram e orientaram os embarques em Outeiro, nos ferry-boats, nos catamarãs e navios.
Com as sucessivas liberações parciais, a Semob foi ajustando o serviço de transporte coletivo para melhor atender a população. No momento da inauguração, o governador Helder Barbalho agradeceu a parceria da Prefeitura e ao trabalho desenvolvido, ao longo de pouco mais de 13 meses.
Alívio – Moradora de Outeiro, a dona de casa Marta Vieira comemorou. “Acabou o sufoco. A partir de agora, vai facilitar a vida da gente”, disse.
A aposentada Marlene Nascimento não mora em Outeiro, mas aproveitou que a ponte estava sendo entregue oficialmente, nesta manhã, para comemorar o aniversário da filha na praia. “A gente ia para Cotijuba, mas, quando soube da inauguração da ponte, decidimos vir pra cá “, contou. “Tudo vai melhorar agora “, completou.
Texto: