A Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), realizou na quadra da Olaria, no bairro da Campina de Icoaraci, mais uma edição do Promover Cidadania, com a finalidade de garantir direitos básicos à comunidade do distrito, com a emissão de documentos, serviços de saúde e beleza.
A programação é uma ação integrada com secretarias municipais e estaduais, que auxiliaram no atendimento da comunidade. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disponibilizou a emissão da primeira via da meia passagem e do cartão sênior; a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou a emissão de carteiras de identidade; o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) orientou sobre benefícios e cadastrou moradores do bairro em programas de assistência social.
Parcerias
Outros parceiros do setor privado, como a Equatorial Energia, cadastrou famílias no programa Tarifa Social, realizou negociação de débitos. Também o Instituto de Educação Integrada Albert Einstein participou da ação, atuando na verificação de pressão arterial da comunidade.
Além desses serviços, a população também teve acesso a procedimentos de beleza, como corte de cabelo e designer de sobrancelha.
Para a moradora do bairro da Campina de Icoaraci, Valdeni Pinto, a realização desse projeto foi muito satisfatório pela facilidade em ter conseguido tirar a primeira via da carteira de identidade de sua filha.
“Essa ação está sendo maravilhosa. Eu já tinha ido a outros lugares tentar tirar a carteira de identidade da minha filha, mas não tinha conseguido. Mas hoje, eu finalmente consegui, e foi bem fácil e rápido. Ela é criança mas esses documentos já são muito importantes”, comentou.
Voluntariado
Josiane Moreira é cabelereira e estudante de serviço social, e viu na ação a oportunidade de trabalhar com o voluntariado. Segundo ela, ofertar seus serviços para a população é muito gratificante.
“Eu me habilitei pra fazer esse trabalho, de corte de cabelo e designer de sobrancelha, pois eu vi que a comunidade tem uma certa carência. Algumas pessoas não têm condições de pagar esses serviços que são tão essenciais. Ajudar com meu trabalho é muito bom, seja de corte ou de sobrancelha é muito satisfatório. Eu ganho vendo a população saindo muito feliz e com a autoestima renovada”, reiterou a voluntária.
Acesso
De acordo com a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, o Promover Cidadania é uma forma de aproximar ainda mais as comunidades aos serviços essenciais de cidadania. Além disso, realizar um mutirão de atendimentos dentro dos bairros garante mais facilidade de acesso.
“Essa ação facilita a acessibilidade à população que precisa desses serviços mais próximo delas. Disponibilizar essas ações garante os direitos básicos, como emissão de documentos, entre outros serviços. A Ação Cidadã vai continuar e chegar cada vez mais perto dos moradores do nosso distrito”, assegura Ellana.
Está é a quinta edição do evento em Icoaraci, que avançará nos próximos meses para atender ainda mais as comunidades do distrito.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
Colaboração: Felipe Neves
Foto: Felipe Neves