O que você procura?

Curso capacita profissionais para o uso de elevadores nos ônibus da capital

??????????????????????????????????Motoristas e cobradores vão ficar mais aptos a atender pessoas com mobilidade reduzida e que precisam dos equipamentos de acessibilidade disponíveis nos ônibus da capital paraense. Isso será possível graças a um novo curso oferecido por meio da parceria entre Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob e Sindicato das Empresas de Transporte de Belém – Setransbel, através de um convênio com o Sest/Senat.
O curso “Operador de Elevador AT”, que é o elevador destinado ao embarque e desembarque de deficientes físicos, iniciou no último dia 24 e as aulas são realizadas na garagem da empresa Viação Forte, possibilitando que as atividades sejam praticadas. De acordo com a coordenadora pedagógica do Sest/Senat, Caroline Sales, não trata-se de uma adição ao curso de capacitação de transporte de passageiros e sim, um curso novo e diferente. “Com ele esperamos que o transporte de passageiros portadores de necessidades especiais ou que têm algum tipo de dificuldade de locomoção seja realizado de maneira mais consciente e humana”, diz. Caroline informa ainda que as empresas de ônibus podem solicitar que o curso seja ministrado em suas próprias garagens, facilitando assim a participação de um número maior de funcionários.
Ademais, desde o início do ano a Semob, em parceria com o Sest/Senat, iniciou turmas para o curso de Capacitação de Transporte de Passageiros, cujo objetivo era a formação de mil motoristas e cobradores. De lá pra cá, 36 turmas já concluíram o curso. As quatro turmas restantes têm previsão de conclusão no final do mês de julho. Além disso, mais três mil profissionais participarão deste e outros cursos de capacitação até o final do ano.
Texto: Ricardo Miranda
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SeMOB
Foto: Tássia Barros/ Comus