Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Educação para o trânsito orienta 1.200 pessoas sobre segurança viária, no último sábado de julho, em Mosqueiro

No último sábado do veraneio, em Mosqueiro, foram intensificadas as abordagens educativas sobre condutas seguras no trânsito. Agentes de educação e de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) orientaram veranistas e moradores e garantiram a segurança viária na faixa de pedestres próximo ao caramanchão da praia do Chapéu Virado.

Durante a manhã deste sábado, dia 29, os agentes de educação sob orientação da Chefia de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) fizeram 1.200 abordagens a passageiros de ônibus, condutores de veículos, pedestres no calçadão, ciclistas, motociclistas, banhistas na faixa de areia para distribuir material educativo e alertar, sensibilizar e conscientizar os veranistas sobre os cuidados essenciais para evitar sinistros e mortes no trânsito.

Escolha a vida

“O tema da campanha que estamos trabalhando este ano busca sensibilizar as pessoas: ‘No trânsito, escolha a vida’. Os condutores precisam ter mais atenção, tanto nas ruas da ilha quanto nas estradas. Se divertir é muito bom, mas ter responsabilidade é essencial nesse período, especialmente se a pessoa estiver ao volante”, pontuou a Chefe da CDET, Tatiane Pinheiro.

A ação contou com o apoio dos agentes de trânsito que orientaram o fluxo na via e garantiram a segurança viária na travessia na faixa de pedestre. Os agentes de educação aproveitavam para abordar condutores de veículos e de ônibus, motociclistas e pedestres, distribuindo material educativo e explicando sobre condutas seguras que devem ser adotadas no trânsito.

Trânsito Seguro

O vigilante Milton Santos Magalhães considerou boa a iniciativa da Semob. “Tem muito motorista que não usa cinto de segurança, principalmente, crianças que mesmo em cadeirinha ou assento elevado precisam usar, e ainda há casos de superlotação. Carro é para colocar só cinco pessoas, incluindo o motorista”, observou o vigilante.

“Existem alguns motoristas que parece que esqueceram do que foi aprendido na autoescola e andam em alta velocidade e fazer ultrapassagem perigosa, provocando acidentes e , na maioria das vezes, vitimam famílias”, pontuou o motorista Ivan Ferreira Sarraf, lembrando que o bom condutor precisa dirigir com atenção redobrada.

Consciência

O mototaxista João Roberto Moraes Modesto aprovou a iniciativa. “Os condutores precisam se conscientizar e para isso, ações educativas são mais necessárias que as coercitivas”, disse.

“O problema é que na coletividade, a maioria não valoriza. Se cada um fizesse a sua parte, menos acidentes e mortes ocorreriam. É uma questão de escolha, cada um escolher fazer a sua parte”, comentou a bacharel em Direito, Eliete Cunto, que aproveitava a praia junto com o marido, sob um guarda-sol, na areia da praia. Já o técnico em mecânica industrial, Wagner Cunto comentou que deveria haver leis mais rígidas para crimes no trânsito. “Nem multa resolve, pois, tem motorista que é multado e continua cometendo infrações”

Desde pequenos

A servidora pública Sinara Rodrigues atravessava na faixa de segurança com amigas e levava os dois enteados para passear e brincar na areia da praia. Ela foi orientada, dentre outras coisas, a sempre segurar nos pulsos das crianças durante a travessia. Sinara achou a ação bem-vinda. “É bom que eles aprendem desde pequeno a como se comportar no trânsito de forma segura”, pontuou.

*Com a colaboração de Amanda Mardock

Texto:

Rosangela Gusmao

Redes Sociais