Educação para o trânsito orienta 1.200 pessoas sobre segurança viária, no último sábado de julho, em Mosqueiro

• Atualizado há 1 ano ago

No último sábado do veraneio, em Mosqueiro, foram intensificadas as abordagens educativas sobre condutas seguras no trânsito. Agentes de educação e de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) orientaram veranistas e moradores e garantiram a segurança viária na faixa de pedestres próximo ao caramanchão da praia do Chapéu Virado.

Durante a manhã deste sábado, dia 29, os agentes de educação sob orientação da Chefia de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) fizeram 1.200 abordagens a passageiros de ônibus, condutores de veículos, pedestres no calçadão, ciclistas, motociclistas, banhistas na faixa de areia para distribuir material educativo e alertar, sensibilizar e conscientizar os veranistas sobre os cuidados essenciais para evitar sinistros e mortes no trânsito.

Escolha a vida

“O tema da campanha que estamos trabalhando este ano busca sensibilizar as pessoas: ‘No trânsito, escolha a vida’. Os condutores precisam ter mais atenção, tanto nas ruas da ilha quanto nas estradas. Se divertir é muito bom, mas ter responsabilidade é essencial nesse período, especialmente se a pessoa estiver ao volante”, pontuou a Chefe da CDET, Tatiane Pinheiro.

A ação contou com o apoio dos agentes de trânsito que orientaram o fluxo na via e garantiram a segurança viária na travessia na faixa de pedestre. Os agentes de educação aproveitavam para abordar condutores de veículos e de ônibus, motociclistas e pedestres, distribuindo material educativo e explicando sobre condutas seguras que devem ser adotadas no trânsito.

Trânsito Seguro

O vigilante Milton Santos Magalhães considerou boa a iniciativa da Semob. “Tem muito motorista que não usa cinto de segurança, principalmente, crianças que mesmo em cadeirinha ou assento elevado precisam usar, e ainda há casos de superlotação. Carro é para colocar só cinco pessoas, incluindo o motorista”, observou o vigilante.

“Existem alguns motoristas que parece que esqueceram do que foi aprendido na autoescola e andam em alta velocidade e fazer ultrapassagem perigosa, provocando acidentes e , na maioria das vezes, vitimam famílias”, pontuou o motorista Ivan Ferreira Sarraf, lembrando que o bom condutor precisa dirigir com atenção redobrada.

Consciência

O mototaxista João Roberto Moraes Modesto aprovou a iniciativa. “Os condutores precisam se conscientizar e para isso, ações educativas são mais necessárias que as coercitivas”, disse.

“O problema é que na coletividade, a maioria não valoriza. Se cada um fizesse a sua parte, menos acidentes e mortes ocorreriam. É uma questão de escolha, cada um escolher fazer a sua parte”, comentou a bacharel em Direito, Eliete Cunto, que aproveitava a praia junto com o marido, sob um guarda-sol, na areia da praia. Já o técnico em mecânica industrial, Wagner Cunto comentou que deveria haver leis mais rígidas para crimes no trânsito. “Nem multa resolve, pois, tem motorista que é multado e continua cometendo infrações”

Desde pequenos

A servidora pública Sinara Rodrigues atravessava na faixa de segurança com amigas e levava os dois enteados para passear e brincar na areia da praia. Ela foi orientada, dentre outras coisas, a sempre segurar nos pulsos das crianças durante a travessia. Sinara achou a ação bem-vinda. “É bom que eles aprendem desde pequeno a como se comportar no trânsito de forma segura”, pontuou.

*Com a colaboração de Amanda Mardock

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também