Modernização de semáforos possibilitará "ondas verdes" em vias de grande circulação em Belém

• Atualizado há 6 anos ago
0efa3a43-2cc6-4c7f-a08f-4a045d312f25A partir de um convênio firmado entre a Prefeitura de Belém e a Celpa, 52 pontos semaforizados na capital paraense receberão melhorias no funcionamento. O projeto chamado “Eficientização do Sistema Semafórico da Cidade de Belém” prevê a substituição dos grupos semafóricos antigos por equipamentos mais modernos, com lâmpadas de LED, que possuem maior luminosidade, e utilização de GPS. Dessa forma, todos os aparelhos instalados no município que ainda utilizavam lâmpadas incandescentes serão substituídos.
O diretor superintendente, em exercício, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, informa que o projeto vem para complementar um serviço de modernização dos semáforos que o órgão já vinha realizando, com o diferencial de que a parceria não trará ônus aos cofres públicos, uma vez que a Celpa realizará o projeto por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Essa parceria é um ganho para a cidade não apenas na questão da economia de recursos públicos e redução de consumo de energia, mas também porque com o GPS poderemos sincronizar os aparelhos para a criação das chamadas ‘ondas verdes’ para melhorar a circulação de veículos. Estamos priorizando os principais corredores exatamente porque o tráfego neles influencia todo o restante na área central da cidade”, avalia Gilberto. “Além disso, os pedestres também serão beneficiados, pois alguns semáforos que serão substituídos são os destinados para a travessia”, ressalta.
Serviços – De acordo com o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas, o serviço começou nesta quarta-feira, 20, com a substituição dos aparelhos semafóricos localizados ao longo da avenida Governador José Malcher. “Com a instalação dos aparelhos de GPS haverá uma sincronia maior entre os semáforos, pois anteriormente a ligação era feita por cabeamento. O GPS possibilitará exatidão na programação”, esclarece.
O líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso, destaca que, de vários ângulos, o projeto é muito benéfico. “Nós vamos implantar a tecnologia de iluminação mais moderna que existe no mercado e também a mais sustentável, visto a durabilidade e o baixo consumo das lâmpadas de LED. Com isso, será possível proporcionar semáforos altamente eficientes e com menos custo para os cofres públicos”, diz Hugo.
Além da avenida José Malcher, outras vias irão receber os equipamentos são as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Duque de Caxias, João Paulo II, Gentil Bittencourt, Conselheiro Furtado, Braz de Aguiar, travessa Padre Eutíquio, rua dos Mundurucus, entre outras. A previsão é que os trabalhos se encerrem no próximo dia 27.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Tássia Barros

Veja também