O que você procura?

Mudança de tempo no semáforo da Duque de Caxias com Dr. Freitas melhora fluidez no trânsito

????????????????????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????????????????????Quem passar pelo cruzamento das avenidas Dr. Freitas e Duque de Caxias deve ficar atento. Desde às 10h deste domingo está proibida qualquer conversão à esquerda em qualquer um dos sentidos, o que deu maior agilidade aos veículos e, consequentemente, diminuiu o tempo de retenção nos semáforos, que passaram de quatro a dois tempos.

A mudança, anunciada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém  SeMOB há uma semana vai mudar totalmente o fluxo na área. “Fizemos uma análise e percebemos que a quantidade de carros que fazem a conversão a esquerda é muito pequena para justificar um semáforo de quatro tempos. Ao mesmo tempo, recebemos muitas reclamações de condutores quanto a demora no semáforo, principalmente no sentido Duque – Brigadeiro Protásio. A mudança busca dar maior fluxo na área e acabar com os congestionamentos”, justifica Airton Lins, coordenador de Segurança no Trânsito da SeMOB.

A mudança foi considerada de fato positiva pelos condutores. “Passo aqui todo dia e quando recebi um panfleto indicando a mudança já calculei que iria economizar de tempo”, comemorou a dona de casa Ana Rafaela Silva. “Moro na Augusto Montenegro e a avenida Centenário é minha principal rota. Em horário de pico ficava muito tempo aqui na Duque, sem conseguir atravessar para a Brigadeiro Protásio, meu caminho para a Centenário. Agora acho que vai de fato liberar mais o trânsito”, completou Diney Albuquerque.

Agora o semáforo abre simultaneamente para as duas pistas da Duque por 73 segundos, e depois simultaneamente para as duas pistas da Dr. Freitas, com duração de 40 segundos. Quem antes fazia a conversão à esquerda agora terá que fazer o acesso primeiro à direita, até o primeiro retorno para poder voltar no sentido oposto da via.

 
Texto: Esperança Bessa
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SeMOB
Foto: João Gomes/ Comus