A Operação ‘Trânsito Seguro’ da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) voltou nesta sexta-feira, 5, a avenida Almirante Barroso, onde 13 vans que trafegavam de forma irregular foram apreendidas somente pela manhã. Os passageiros que ocupavam os veículos eram orientados sobre os riscos de trafegar neste tipo de transporte e foram realocados em ônibus de linhas regulares, para seguir viagem sem ônus. “Esta é uma ação de prevenção e de valorização da vida. Optem pelo transporte regular e tenham mais segurança”, orientava o educador Renato Lima.
Em reunião com sindicatos e associados de cooperativas de transporte alternativo, o prefeito Zenaldo Coutinho deixou clara a proibição do tráfego deste transporte na Almirante Barroso. Por essa razão a fiscalização vem retirando os veículos que cometem esta irregularidade, muitos deles provenientes de outros municípios, que também acumulam a proibição de circular por Belém com passageiros.
“É expressamente proibido o trânsito de veículos alternativos de transporte de passageiros na Almirante Barroso, porque intensifica o tráfego, que já é intenso na área, atrapalhando o fluxo. Além disso, muitos destes veículos estão com diversas irregularidades com a documentação e segurança”, esclareceu Murilo Sousa, diretor de trânsito da Semob.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)