Órgãos municipais atuam de forma integrada nas ações de apoio à população de Outeiro

A Prefeitura de Belém vem atuando desde a última segunda-feira, 17, para diminuir os danos causados à população em função da colisão da balsa que interditou a ponte que dá acesso ao distrito de Outeiro.

Nesta quinta-feira, 20, foi criado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo diversos órgãos municipais que irão atuar continuamente no distrito.

Defesa – A Defesa Civil de Belém, juntamente com a Capitania dos Portos,  suspendeu preventivamente o embarque e desembarque de passageiros no trapiche de Outeiro em decorrência de colapso em seus pilares.  A equipe da Defesa Civil monitorou toda a situação e acompanhou a vistoria no local feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Transportes (Setran). O órgão permanece realizando o ordenamento dos passageiros durante o embarque e desembarque da balsa.

Pontos – A Guarda Municipal Belem montou seis pontos de apoio nos distritos de Icoaraci e Outeiro. São mais de 40 agentes  do órgão envolvidos para dar apoio nos embarques e garantir a segurança dos moradores do distrito.

Transporte – Na manhã desta quinta-feira, 20, entraram em operação um catamarã e dois navios para garantir o melhor atendimento aos moradores de Outeiro para Icoaraci e Belém. A medida dará mais agilidade e segurança na travessia, iniciada na segunda-feira, 17, feita por uma balsa com rebocador e um ferry-boat, logo após o desabamento de um dos pilares da ponte do Outeiro.

As embarcações foram cedidas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém. Nesta quarta-feira, 19, foi feita uma vistoria técnica pela Semob, juntamente com representantes da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Urbanismo (Seurb), no trapiche de Outeiro e no Porto da CDP, para verificar as alternativas possíveis.

Nesta quinta-feira, 20, ocorre a primeira viagem do navio Bom Jesus 12, com capacidade para 1.000 passageiros. A embarcação saiu às 6h30, do Porto da CDP, em Outeiro, com destino ao Terminal Hidroviário de Belém, localizado na rua Marechal Hermes. O  navio saiu com 143 passageiros, fazendo o percurso de 45 minutos.

Outro navio chegou a Outeiro – Por volta de 10 horas da manhã desta quinta-feira, 20, vindo de Breves, também, para dar o apoio,  chegou o Bom Jesus de Breves VI, com capacidade para 650 passageiros, que deve ter iniciado viagem ainda no início da tarde.

Os ônibus estão entrando no Porto da CDP e desembarcando os passageiros no local de embarque dos navios, sob a orientação da Semob.

O catamarã, com capacidade para 150 passageiros, sai do trapiche do Outeiro com destino ao Trapiche de Icoaraci. A viagem dura cerca de 5 minutos e se estende por 24 horas, de forma ininterrupta.

Os horários estão sendo ajustados. Porém, no momento vigoram os seguintes horários:

-Outeiro para Belém 6h30 e 7h
-Belém para Outeiro 12h e 13h
-Outeiro para Belém 13h30 e 14h30
-Belém para Outeiro 17h30 e  19h30.

Desde segunda-feira, 17, a Semob mantém equipes de agentes de transporte e de trânsito no local, orientando, organizando e fiscalizando a travessia em operação.

Do lado de Outeiro, os agentes de transporte orientam os passageiros no embarque e desembarque dos ônibus para as travessias feitas no porto da CDP, no trapiche de Outeiro e na rampa da travessia da balsa e ainda fiscalizam as saídas dos coletivos.

Seurb –  A Seurb iniciou o trabalho de fiscalização e orientação dos trabalhadores informais e passageiros que estão embarcando e desembarcando no trapiche de Icoaraci, Outeiro e na Rua Dois de  Dezembro – 7ª rua em Icoaraci.

O objetivo da ação é realizar o ordenamento dos ambulantes, para facilitar a circulação dos passageiros pela calçada, fiscalizar e orientar para o cumprimento dos protocolos sanitários específicos.

Os agentes criaram espaços para que os trabalhadores informais realizem suas vendas sem atrapalhar o embarque e desembarque de pedestres nesses locais de grande fluxo no momento.

Sobre a iluminação –  O Departamento de Iluminação Pública da Seurb também atua na manutenção e reforço da iluminação na área de travessia fluvial entre os distritos de Icoaraci e Outeiro.

Para garantir a segurança na trafegabilidade das pessoas foi realizada na última segunda-feira, 17, a instalação de três projetores na rua Dois de Dezembro – 7ª Rua, onde está sendo feita a travessia Icoaraci-Outeiro, além de outros dez projetores ao longo da BL-10,  no distrito de Outeiro.

Na manhã desta quinta-feira, 20, o Departamento de Iluminação Pública da Seurb iniciou a manutenção e reforço no sistema de Iluminação na área do Porto da CDP (antiga Sotave), na ilha de Outeiro. Lá, está sendo feito o embarque dos moradores locais até o Terminal Hidroviário de Belém, localizado na avenida Marechal Hermes, no bairro do Reduto.

Foi realizada também uma ação de manutenção emergencial ao longo da BL-10, em outeiro, e nas ruas que dão acesso à travessia em Icoaraci, tudo para garantir a segurança de pedestres e condutores de carro e de motocicletas no momento do embarque e desembarque, bem como garantir e facilitar as ações dos agentes de trânsito e segurança pública.

Outra medida tomada tomada é o serviço de uma viatura da iluminação pública, atuando 24 horas para atender a comunidade da ilha de Outeiro.

A Seurb também iniciou uma intervenção no Trapiche Francisco José de Sampaio, no distrito de Outeiro, para realizar o reforço estrutural nas colunas de sustentação e passarelas, cobertura da passarela e instalação de defensas metálicas para melhor atender à população.

Texto: Victor Miranda

Foto: Ascom Semob