Prefeito de Belém instala grupo de trabalho para atuar em Outeiro

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, instalou um Grupo de Trabalho (GT), na manhã desta quinta-feira, 20, para atender a população da ilha de Outeiro em várias linhas de ações de política pública.

Desde a segunda-feira, 17, quando houve a colisão da balsa com a ponte de Outeiro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanha de perto os trabalhos realizados pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB).

GT – Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Belém enviou uma equipe para verificar os pontos de embarque e desembarque, tanto no trapiche de Icoaraci, como no Porto Brasília, em Outeiro, para instalar defensas e dar mais conforto à população. Foi providenciado, ainda, a implantação da iluminação no local, que se encontra em 80% do sistema realizado.

Em Icoaraci, a Prefeitura vai restituir o trapiche, duplicar o tamanho do flutuante e avançar a extensão das vias próximas ao porto, para dar mais conforto para a população transitar.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) está providenciando o transporte de trabalhadores da saúde, para garantir os serviços à população e insumos para a ilha, assim como um posto extra de testagem de covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial  Dr. Camillo Vianna, entregue na segunda-feira, 17, será direcionado para atender a comunidade da ilha.

Outra medida tomada pela Prefeitura de Belém foi providenciar, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), contêineres para recolher resíduos sólidos, e enviar equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) para articular cadastramento de famílias para o programa de renda cidadã Bora Belém.

A Prefeitura, por meio da Semob, está articulando ônibus para que circulem dentro de Outeiro. A GMB, por sua vez, está atuando no local com nove pontos montados nos distritos de Outeiro e Icoaraci. Em Icoaraci estão instalados na 6ª Rua, 76ª Rua e no Trapiche de Icoaraci, esse serve de apoio também para a Defesa.

Já em Outeiro, a GMB está com guarnição no Porto Brasília, Porto da Marechal Hermes, Posto da Defesa Civil, patrulhamento fluvial com a lancha da Guarda Municipal e ônibus, e também com serviço de videomonitoramento.

Texto: Joyce Assunção

Foto: Agência Belém