A nova identidade visual que terão os ônibus, vans, táxis e mototáxis da Região Metropolitana de Belém foi apresentada oficialmente na manhã desta terça-feira, 23, pelo prefeito Zenaldo Rodrigues, no Portal da Amazônia. A padronização que será adotada para esses veículos, assim como as novas frotas, também foram apresentados à população .
De janeiro de 2013 a agosto deste ano foram investidos R$ 115 milhões na renovação da frota de veículos, 70% deles adaptados para pessoas com deficiência. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel). Ainda neste período, foram adquiridos 395 ônibus zero quilômetro.
“Estamos em plena Semana Nacional de Trânsito, e o transporte de passageiros tem que ter um lugar destacado na qualificação do setor em nossa cidade”, ressaltou Zenaldo Coutinho. “Por isso que hoje, mesmo que simbolicamente, a Semob traz os novos veículos para apresentar à população, para mostrar que se houver um esforço coletivo no sentido de melhorar o transporte, todos terão mais qualidade de vida”, pontuou.
Padronização e qualificação
“A partir de agora todo o sistema de transporte público terá a mesma identidade visual, facilmente identificada pelo usuário. Essa padronização também ajudará a localizar o transporte que não estiver regularizado junto à Prefeitura de Belém”, explica Maísa Tobias, titular da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém.
Mototaxista desde 2005, Jorge Souza acredita que a nova padronização vai colaborar com a rotina de trabalho da categoria. “O bom é que a partir de agora a população de vai saber realmente quem é o motorista regulamentado, aquele que trabalha com seriedade e segurança. A Prefeitura merece os parabéns por mais esse serviço entregue ao município” comemorou o mototaxista.
A qualificação dos motoristas da capital tem sido um dos principais desafios da atual administração. “É importante que todos os segmentos que tem permissão para atuar dentro de Belém persigam a qualificação e busquem sempre oferecer o melhor serviço. A população com certeza vai reconhecer e valorizar esse esforço”, reforçou Zenaldo.
“Essa qualificação nos permite a capacitação e a oportunidade de participar de cursos. Temos também seguro de vida, tanto para o mototaxista, quanto para o passageiro. Ou seja, todos que hoje estão aqui realmente estão totalmente capacitados para fazer um bom trabalho”, completou Jorge Souza.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)