Prefeitura de Belém atua integralmente para garantir mobilidade à população de Outeiro

As ações da Prefeitura de Belém seguem no distrito de Outeiro, após a instalação do Grupo de Trabalho (GT), criado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, na manhã desta quinta-feira, 20, para atuar em várias frentes no atendimento à população da ilha. As Secretarias municipais envolvidas no GT atuaram durante toda sexta-feira, 21, para minimizar os transtornos ocasionados pela interdição da ponte que dá acesso ao distrito.

Orientação – Na manhã desta sexta-feira, 21, agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) permaneceram em Outeiro, orientando condutores e pedestres e organizando a fila de embarque na balsa, no porto do CDP.

Já os agentes de transporte do órgão orientaram passageiros no embarque e desembarque dos navios e dos ônibus circulares.

Durante à tarde, agentes de trânsito também orientaram passageiros que desembarcaram do ferry-boat, na travessia de Outeiro para Icoaraci. Eles estão sendo direcionados para os ônibus que estão na travessa do Cruzeiro com a rua Santa Isabel.

Tarifa – Os usuários de Outeiro pagam somente uma passagem, não sendo cobrada tarifa nos ônibus circulares que rodam no distrito com destino aos portos. A tarifa é cobrada nos coletivos em Icoaraci com destino a São Brás, Presidente Vargas e Ver-O-Peso. A travessia na balsa e nos navios também é gratuita.

Liberação – A Semob liberou nesta sexta-feira, 21, e neste sábado, 22, a travessia de veículos de carga nas balsas para Outeiro durante todo o dia. A medida foi tomada devido à necessidade de paralisação da operação da balsa e do ferry-boat, no período das 00h às 4h da manhã do dia 22, para que fosse colocada uma estaca de proteção no trapiche do Outeiro.

A travessia dos caminhões será feita de forma gradativa, pois a prioridade de embarque é dos pedestres e veículos de pequeno porte.

No dia 18 de janeiro, em reunião na Sala de Situação, no Centro Integrado de Operações (Ciop), com órgãos de segurança, inclusive Semob, foi definido a limitação da travessia de transporte de carga, no horário das 22 horas até 4 horas da manhã do dia seguinte.

A exceção ficou para caminhão com capacidade para até três toneladas e caminhão compactador de lixo, a serviço da Secretaria de Saneamento (Sesan), com capacidade para até 18 toneladas. O período de exceção vale somente para sexta e sábado.

Segurança – A Guarda Municipal de Belém (GMB) segue realizando ações de segurança preventiva para garantir a tranquilidade da população do distrito de Outeiro.

Além dos seis pontos de apoio, com agentes e viaturas em vias estratégicas de Icoaraci, e a lancha do órgão realizando patrulhamento preventivo durante a semana das 8h às 18h, a GMB colocou na rua Dois de Dezembro (7 °rua), o ônibus de videomonitoramento da corporação, ampliando o patrulhamento.

Reforço – A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) concluiu os serviços de reforço estrutural nas colunas de sustentação e passarelas do trapiche do bairro da Brasília, atingido por uma embarcação num dos seus pilares.

Na manhã desta sexta-feira, 21, uma balsa atingiu novamente um dos pilares e as equipes passaram a realizar serviços para liberar a estrutura. A Seurb já está instalando cobertura na passarela e defensas metálicas para garantir a segurança da população.

Nesta sexta também foi concluído o serviço de manutenção e reforço no sistema de Iluminação pública na área do porto da CDP, antiga Sotave, na ilha de Outeiro. O trabalho vai garantir mais segurança no traslado de passageiros do porto da CDP para o Terminal Hidroviário de Belém, no Reduto.

Ordenamento – A equipe da Defesa Civil de Belém permanece nos pontos de embarque e desembarque das balsas que fazem o trajeto Icoaraci-Outeiro realizando o ordenamento de pessoas durante a entrada e saída da embarcação.

O órgão segue acompanhando as obras de reparo no trapiche que estão sendo realizadas pela Seurb.

Texto: Victor Miranda

Foto: Ascom Semob