O que você procura?

Prefeitura de Belém faz ação educativa para pedestres e ciclistas na avenida Pedro Álvares Cabral

Cerca de 360 pessoas, entre pedestre e ciclistas, foram alvo de ação educativa dos agentes de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), entre 7h e 10h desta terça-feira, dia 30.

A ação ocorreu no cruzamento da avenida Pedro Álvares Cabral com a rua São Benedito. Durante a ação, foram distribuídos coletes refletivos e panfletos educativos, além de orientações de segurança.

“Entregamos 15 coletes a ciclistas, que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho”, informou a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da Semob (CDET), Tatiane Pinheiro. Segundo ela, a ação educativa voltada ao ciclista e ao pedestre ocorre até o dia 3 de dezembro.

Orientação e segurança – A ação educativa objetiva orientar ciclistas para que trafeguem com segurança, pela ciclofaixa, e pedestres para que tenham mais atenção e segurança na travessia de faixas de pedestres, sempre buscando usar a faixa.

“Na faixa cidadã, onde não tem semáforo, é importante dar o sinal de vida, sinalizando a intenção de travessia. Quanto ao ciclista, a orientação é que pedalem com atenção, observando a sinalização da ciclovia, na ausência  dela, que trafeguem no acostamento seguindo a mesma direção dos veículos”, explicou a chefe da CDET/SeMOB.

“A ação foi muito bem aceita. A equipe recebeu bastante elogio dos abordados, principalmente pelos ciclistas que se sentiram lembrados e valorizados”, avaliou Tatiane Pinheiro.

Evandro Pantoja é segurança e mora do bairro da sacramenta há 40 anos. Sempre preferiu andar de bicicleta e vai para o trabalho pedalando.

“É bom para a saúde e não precisa pegar ônibus”, garante. O segurança aprovou a ação educativa da Semob. “É muito importante educar a todos para respeitar as regras de trânsito, ciclistas, pedestres e condutores”, disse, considerando que é uma pena que algumas pessoas não ligam, se referindo à falta de respeito que o ciclista sofre por conta de certos condutores e motociclistas, que invadem as ciclofaixas. “Temos que ficar atentos”, finalizou.

Espaço dos ciclistas – O porteiro Edson Almeida, também prefere pedalar. “A minha bicicleta me leva aonde eu quero e sempre ao meu destino”, disse. O porteiro afirmou que sempre busca pedalar com atenção para evitar acidentes, pois, segundo ele, existem muitos condutores que não respeitam os espaços dos ciclistas. Edson Almeida reforçou que, por isso, essas ações educativas são muito importantes.

O caminhoneiro José Maria Dias, quando não está trabalhando, sempre busca andar mais a pé pelo bairro da Sacramenta, onde mora há 52 anos. Em suas caminhadas, sempre percebe muito desrespeito aos pedestres.

“Acho que se todo mundo respeitar o que vocês estão fazendo vai ser muito importante para todos nós, tanto pedestre, como ciclistas e motoristas. Se cada um respeitar um pouco, seria bom demais”, comentou. Ele disse que toma todos os cuidados. “Sempre procuro atravessar na faixa e respeito o sinal. Procuro fazer a minha parte. Em vias com bastantes acessos, busco redobrar a minha atenção”, concluiu o caminhoneiro.

Programação – Nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, das 17h às 20h, os agentes de Educação da Semob farão ação na ciclofaixa da avenida Augusto Montenegro, no Tapanã.

Na quinta-feira, dia 2, das 7h às 10h, os agentes retornarão à faixa de pedestre localizada no cruzamento da avenida Pedro Álvares Cabral com a rua São Benedito.

Já na sexta-feira, dia 3, serão orientados os pedestres que utilizam a faixa da avenida Senador Lemos esquina com a travessa Barão do Triunfo.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom SeMOB