Prefeitura de Belém mantém reforço na saída para balneários neste segundo fim de semana de julho

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), determinou a continuidade ao esquema de reforço da frota para Mosqueiro neste segundo fim de semana de férias. A ação é organizada pela Diretoria de Transportes (DTP), dentro da programação da operação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém.

A partir desta sexta-feira, 8, além dos 12 ônibus regulares, a frota da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás será acrescida de mais 15 veículos na sexta-feira e segunda-feira. E 20 veículos no sábado e domingo, chegando até 32 carros no total, para o transporte até Mosqueiro.

Horários – De sexta-feira a domingo, a primeira viagem para Mosqueiro ocorre todos os dias às 6h30, saindo da Praça Araújo Martins, em São Brás. A última viagem está prevista para 21h45 em Mosqueiro. A exceção é na segunda-feira, 11, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, às 13h, marcando o encerramento da operação.

Com o reforço operacional –  O número de viagens para Mosqueiro passará de 41 viagens por dia, chegando até 101 viagens por dia, com intervalo entre as viagens de, aproximadamente, 10 minutos.

O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Linha especial – Nesta sexta-feira, dia 8, o transporte para a ilha conta também com uma linha especial, de serviço diferenciado, com ar condicionado, operada por micro-ônibus.

De sexta-feira a segunda-feira, o horário de saída da linha especial é às 7h e a última viagem está prevista para 17h, saindo sempre da Praça Araújo Martins, em São Brás. Na segunda-feira, o serviço se encerra às 13h20 saindo de São Brás.

O veículo dispõe de 31 lugares sentados e 11 em pé, com tarifa igual a dos ônibus para Mosqueiro, ou seja, R$ 6,40. Por ser um serviço diferenciado, nos micro-ônibus não serão aceitas gratuidade e meia-passagem.

Cotijuba – A operação da linha fluvial municipal, que faz a travessia para a ilha de Cotijuba, vai operar diariamente no trecho Cotijuba/Icoaraci, do trapiche de Cotijuba, nos horários de 5h45 e 17h.

Já no trecho Icoaraci/Cotijuba, os horários diários para a travessia do trapiche de Icoaraci, localizado na rua Siqueira Mendes, são às 9h e 18h30.

Dependendo da demanda, a Semob já estuda, a partir deste fim de semana, autorizar viagem extra da linha municipal que faz a travessia Icoaraci/Cotijuba.

A tarifa do transporte é de R$ 4 e a meia-passagem R$ 2, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, passa para R$ 8 e a meia-passagem R$ 4. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas no serviço ofertado pelo município.

Fiscalização – A movimentação de veranistas para as ilhas foi intensa neste começo de férias de julho. No primeiro fim de semana do Verão da Gente foram registrados um total de 1.182 passageiros da linha Icoaraci/Cotijuba e 3.167 passageiros na travessia do terminal Ruy Barata, na Praça Princesa Izabel, bairro Condor.

A Semob já se prepara para um aumento da demanda neste fim de semana. Os agentes de transporte da Semob darão continuidade à fiscalização do serviço prestado, identificando e ajustando qualquer problema ou irregularidades na operação das linhas de ônibus para melhorar o fluxo de veículos e cumprir os horários estipulados. Estão previstas rondas de fiscalização e a fiscalização em pontos fixos neste fim de semana em São Brás, Outeiro e Mosqueiro.

Verão da Gente – Para a programação do Verão da Gente, foram destacados dez agentes de transporte em Mosqueiro e quatro em Outeiro, que estão cuidando da averiguação da oferta de veículos e horários.

Os agentes de transporte da Coordenadoria de Transportes Especiais da Diretoria de Transporte da Semob continuarão a fiscalização do serviço de transporte hidroviário, no Trapiche de Icoaraci, no Trapiche Chico Sampaio, em Outeiro, e no terminal hidroviário Ruy Barata.

Além disso, a Semob redobrou a fiscalização nas principais vias de fluxo de trânsito e de acesso às praias da ilha de Mosqueiro com 24 agentes de trânsito.

Autuações – No fim de semana passado, entre sexta-feira, 1°, e segunda-feira, 4, a Semob lavrou 33 autos por descumprimento de viagem. Para a empresa operadora, o valor das multas é de 100 UFM, com base na Unidade Fiscal do Município (UFM).

Denúncias – Sobre as denúncias relacionadas à qualidade do transporte coletivo, a Semob orienta o usuário a formalizar denúncias e reclamações para a Ouvidoria nos canais de atendimento do órgão, pelo site da Semobe-mail (ouvidoria.semob@cinbesia.com.br) ou entrando em contato pelos números 118 ou WhatsApp (91) 98415-4587.

Em caso de denúncias envolvendo a prestação de serviço de ônibus, é preciso identificar a linha, a empresa, o horário, o código alfanumérico (número que fica na lateral e na traseira do veículo) e descrever a situação ocorrida, para que o órgão possa identificar a empresa, averiguar e tomar as providências cabíveis.

Texto: Leonardo Fernandes