O que você procura?

Prefeitura de Belém realiza ação educativa na ciclofaixa da Pedro Miranda

Na manhã desta terça-feira, 7, a ciclofaixa da avenida Pedro Miranda foi alvo de ação educativa dos agentes de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da Belém (Semob).

Ciclistas, motociclistas e motoristas receberam orientação, para que tenham consciência e atitudes mais seguras no trânsito e que os condutores evitem invadir os espaços exclusivos dos ciclistas.

Fiscalização Ostensiva – A ação educativa é alusiva ao dia mundial da bike, ocorrido em 3 de junho. Associado a isso, como forma de garantir a segurança dos ciclistas, a Semob iniciou operação de fiscalização ostensiva nas ciclofaixas/ciclovias da cidade, afim de coibir infrações relacionadas à circulação, estacionamento e parada de veículos nas ciclofaixas e ciclovias da cidade. A ação ocorrerá todo o mês de junho.

Qualidade de vida – O movimento é intenso no trânsito da avenida Pedro Miranda. A maioria dos ciclistas estava a caminho do trabalho ou da feira. Lenilson Damasceno Ribeiro é ciclista há dois anos e abandonou o carro para ter qualidade de vida. Ele é rodoviário e sofre com o trânsito no seu dia-a-dia. “Andando de bike a saúde mental melhora e muito”.

Para Lenilson, qualquer ação educativa é excelente. “As dificuldades enfrentadas pelo ciclista no trânsito, de desrespeito ao espaço exclusivo, só são sentidas pelos motoristas e motociclistas, quando eles se tornam um ciclista”, disse.

Respeito – O estudante Fabrício Cavalcante pedala desde criança e faz parte de grupo de pedal. É o meio que mais usa para se  exercitar. “Essas ações são importantes para a conscientização dos condutores de que devem respeitar ciclistas nas ciclofaixas”.

Texto: Rosângela Gusmão 

Foto: Ascom/Semob