O que você procura?

Prefeitura entrega orla renovada e iluminação temática no aniversário de Icoaraci

Para comemorar os 152 anos do distrito de Icoaraci, localizado a 20km do centro da capital paraense, a Prefeitura de Belém por meio da Agência Distrital (Adic), reinaugurou o novo muro de arrimo, o calçamento, guarda-corpo e iluminação de LED em toda extensão da orla de Icoaraci,  um dos principais pontos turísticos de Belém, que ganhou de volta, totalmente revitalizada, a concha acústica onde até esta sexta-feira, 08 de outubro, data do aniversário, haverá diversas apresentações culturais. 
Na cerimônia de reinauguração, realizada na noite desta quinta-feira, 07, a comunidade icoaraciense cantou o tradicional parabéns ao som da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, com direito a bolo de cinco metros com traços marajoaras.
Antes do parabéns o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, acompanhado da agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, e demais autoridades, inaugurou os 670 metros da orla que passou por obras de reforço estrutural no muro de arrimo, reforma da passarela inferior que dá acesso à praia e ao anfiteatro, substituição da lona com proteção antichamas e contra raios ultravioletas. O calçamento de tijolo de cerâmica e o guarda-corpo do espaço na orla de Icoaraci também foram ajustados. 
“Fizemos uma grande revitalização em vários pontos, principalmente em se tratando de obras estruturantes. Foi feita toda a extensão da orla, o muro estava caindo e uma restauração por inteiro agora dá mais segurança para que a população caminhe por ali, disse o secretário Deivison Alves.
Icoaraci como um todo está sendo contemplada com serviços diários de iluminação, calçamento, organização pública e atuação da equipe de código de posturas. Esses serviços vão continuar durante a atual gestão, afirmou o titular da Seurb. 
A obra, iniciada no dia 18 de maio de 2020, foi entregue dentro do prazo, apesar de ter sido paralisada na gestão anterior. 
No pontão (onde localiza-se o letreiro de Icoaraci), secretários e servidores municipais realizaram o plantio de árvores das espécies Ipê e Pau-preto. A participação dos servidores reafirma o compromisso em contribuir com o projeto da Prefeitura de arborizar a cidade com o plantio de 480 mil árvores.
Programação  – A programação de aniversário da Vila Sorriso começou no último dia 6 e segue até esta sexta-feira,8, com apresentações culturais e ação cidadã com serviços de emissão de Carteira de Identidade, encaminhamento para certidão de nascimento , orientações jurídicas, atendimentos a pessoas em situação de violência (por meio  do Creas), cadastros com o Cras, orientações sobre regularização fundiária com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém  (Codem) e serviços de testagem rápidas de sífilis, hepatites virais, HIV, vacinação da H1N1 e aferição de pressão arterial, com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Todos os serviços são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado do Pará, Codem e Funpapa.
Na parte cultural, os icoaracieses vão prestigiar a apresentação de grupos culturais como o Grupo Folclórico Asa Branca, Associação Rei de Capoeira, Boi Bumbá Resolvido, Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa e Balé Folclórico da Amazônia.

Icoaraci mais bela
Ao ser questionada sobre  o que deseja de aniversário para a Vila, a dançarina do Grupo Ideias, Rosa Maria do Nascimento,74, moradora do bairro da Agulha, disse que deseja ”um grande polo esportivo, que estamos precisando para os idosos e para a juventude. Icoaraci é muito bela. Só falta mais um pouco de tratamento, mas graças a Deus começaram a dar um tratamento na aniversariante.Tá ficando bela a nossa orla”.

O aniversário de Icoaraci sempre é comemorado às vésperas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Tradicionalmente, a Imagem Peregrina é conduzida pelos devotos na Romaria Rodoviária, no segundo sábado de outubro. Para celebrar esses dois momentos do aniversário e a programação oficial do Círio, a Prefeitura de Belém por meio da Seurb inaugurou a iluminação temática para a Festa da Rainha da Amazônia, na orla e no trapiche, o que vai contemplar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e os 152 anos da Vila, além do próprio Círio do Distrito que ocorre em novembro.

No pontão, os visitantes e moradores agora vão poder registrar o passeio com a iluminação do letreiro do Círio, novidade deste ano.

“Eu achei a iluminação muito linda. Nunca vi essa iluminação aqui na orla. Estão de parabéns”, disse a moradora do bairro do Tapanã, Regiane Palheta, 37.
“Eu vi na internet que ia ter essa programação. Saímos direto do trabalho pra cá e tá muito lindo”, contou José Ferreira, 40, que fez diversos registros fotográficos   no espaço iluminado com o letreiro do Círio. 
“Uma nova iluminação aqui pra orla e  a recuperação desse anfiteatro  é muito importante para o povo de Icoaraci. Comemorar os 152 anos de Icoaraci significa comemorar um pouco da história não só da Vila Sorriso, mas da cidade de Belém. Nós estamos no primeiro ano de gestão e já temos muito o que oferecer para Icoaraci e com certeza com a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, nós vamos oferecer muito mais e muito virá para a Vila Sorriso,” ressaltou o vice-prefeito Edilson Moura.
Operação Icoaraci – No último dia 30 de setembro a megaoperação Belém Bem Cuidada chegou em Icoaraci com diversas ações de paisagismo, ordenamento e fiscalização do tráfego de veículos e sinalização, limpeza, microdrenagem, modernização da iluminação, pintura e sinalização das ruas. Mais de 250 homens atuaram na Operação entre trabalhadores, coordenadores e fiscais, com uma patrulha mecanizada , dez equipes de capinação e raspagem de vias, uma equipe de mutirão e dois carros de hidrojateamento para o serviço de desobstrução de microdrenagem.

“Falar de Icoaraci é um desafio tremendo porque é esse complexo, é  essa mistura de povos e de gente que respira cultura e que faz da nossa Belém uma cidade de mais direitos e de mais cidadania é uma cidade que valoriza e que respeita muito a sua história. Mesmo após a semana de aniversário os serviços de limpeza, capinação e roçagem no distrito continuam.”, afirmou a Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva.

Texto: Joyce Assunção.

Foto: Marcos Barbosa.