A pista lateral esquerda da Avenida Almirante Tamandaré, com Travessa São Pedro, precisou ser interditada pela Prefeitura de Belém na tarde desta terça-feira, 3, para a execução de obras na rede de drenagem. A intervenção consiste na substituição de tubos que conduzem a água dos bueiros até o canal. Com a obra, serão eliminados pontos de alagamento detectados neste trecho da via. A pista à direita do canal da Tamandaré não será interditada.
A previsão é que até a quinta-feira, 5, o trânsito no local permaneça interditado. De acordo com o cronograma, na sexta-feira,6, a Av. Tamandaré será liberada para a circulação de veículos, ficando apenas interditada a travessa São Pedro. A estimativa é que a obra seja concluída em dez dias.
De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Germano Souza, as intervenções são necessárias para acabar com o alagamento e evitar acidentes. “A obra é uma necessidade já que a cada dia as chuvas estão mais intensas e a tubulação pode romper causando abertura no asfalto. Um trecho da rede de drenagem já não está mais operando adequadamente e, por isso, vamos substituir esses tubos para tornar a rede novamente funcional”, explicou Germano.
Enquanto durarem as obras de drenagem, o trânsito na pista esquerda da Tamandaré ficará bloqueado a partir da Avenida 16 de Novembro. Os ônibus que normalmente seguem pela Travessa Padre Eutíquio, em direção à Travessa São Pedro, deverão continuar pela Rua João Diogo, até a 16 de Novembro e depois seguir pela pista da direita da Tamandaré, a destino.
Segundo o coordenador de fiscalização de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Pedro Paulo Oliveira, cinco agentes de trânsito foram escalados para orientar o trânsito no local durante a interdição. “Além disso, estamos alterando o tempo dos semáforos localizados na área para garantir a fluidez do trânsito”, afirmou Pedro Paulo.
Texto: Ricardo Miranda (Ascom Semob) e Lauro Lima (Ascom Sesan)
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)