Prefeitura oferece à população emissão de Passe Fácil e orientação sobre o trânsito

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2022, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizará nesta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, ação itinerante com oferta de serviços à comunidade, principalmente, aos moradores dos bairros Telégrafo, Barreiro e Sacramenta.

Nos dois dias, a Semob dará continuidade às ações de educação destinadas a pedestres, ciclistas e condutores de veículos (carro e moto) com orientações para que seja respeitada a faixa exclusiva para os ciclistas e pedestres e como atravessar a faixa com segurança.

A programação estará também com ações educativas nas escolas, onde é reforçada a questão comportamental no trânsito e, com isso, preparar essas crianças e adolescentes para que sejam adultos mais atenciosos e conscientes.

Serviços itinerantes – A Semob prestará serviços de emissão de cartões de meia-passagem, Sênior e Especial e credencial de estacionamento para idoso e PCD, coordenados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).

A ação Semob itinerante contará ainda com a prestação de serviços de orientações sobre notificações de infração de trânsito e atendimento da Ouvidoria. As atividades acontecerão no horário de 9 às 13 horas, no segundo piso do Shopping It Center, localizado na avenida Senador Lemos.

A descentralização desses serviços facilita aos usuários, dando maior agilidade ao processo, economia de tempo, no deslocamento e até financeira, pela isenção de taxas de emissão de segunda via sênior,  especial e terceira via de meia passagem estudantil, cujas taxas são cobradas nas solicitações efetivadas no Posto Central do Mercado de São Brás.

Documentos Passe Fácil – Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante tem que agendar o atendimento pelo site do Passe Fácil. Além de apresentar original e cópia do RG. Se for criança ou adolescente e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, além do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Para a 2ª via, além dos documentos citados, é necessária uma declaração da escola na qual é matriculado, com validade de até 30 dias, Boletim de Ocorrência ou cartão danificado.

A emissão da 1ª vias do Passe Sênior é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via é preciso acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado.

Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.

Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência Policial ou a credencial danificada.

Respeito e empatia – Nesta quarta-feira, 21, arte educadores e agentes de educação da Semob realizaram ação na faixa de pedestre da avenida Almirante Tamandaré com a travessa Padre Eutíquio.

A Semana Nacional do Trânsito deste ano, tem como o tema “Juntos Salvamos Vidas”, que debate a importância do cuidado, do respeito e da empatia para tornar o trânsito mais humano e seguro e menos letal.

Texto: Rosangela Gusmao