O leilão realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) na manhã desta terça-feira, 22, levou um grande público ao auditório Ismael Nery, no Centur. O evento encerrou com 100% de aproveitamento. Os lotes estavam divididos entre veículos conservados e sucatas e o leilão funcionou no modelo de “maior lance”. Todos os 402 veículos oferecidos foram arrematados.
Os arremates giraram em valores bem diferenciados, com lances mínimos de R$ 50,00, no caso de uma sucata de Kombi, e até o lance de, aproximadamente, R$ 17,500, no caso de um automóvel conservado Chevrolet Classic LS.
De acordo com o leiloeiro Sandro de Oliveira, o evento foi considerado um sucesso de público. “Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no Centur e todos os lotes foram vendidos. Além disso, os participantes disputavam bastante os itens apresentados, então, posso dizer que estou satisfeito com o resultado de hoje”, disse.
O comerciante Matheus Veoka arrematou uma moto conservada Yamaha YBR 125 e disse que sempre participa de leilões quando tem conhecimento. “A última moto que tive foi adquirida em leilão, mas precisei vendê-la. Quando soube do leilão da Semob, me preparei para participar e tentar adquirir uma moto nova, e consegui por um preço bem em conta. Considero que fiz um bom negócio”, comemorou.
O autônomo Ednei Santos arrematou uma Honda Titan e também acredita que fez bom negócio ao participar do leilão. “Na verdade eu soube do evento esta manhã. O horário do leilão era acessível para mim, me preparei e vim. Já tive uma moto no passado, agora meu deslocamento vai ficar bem melhor”, observou.
Segundo o diretor de trânsito e presidente da comissão e gestão de pátios e leilão da Semob, Marcos Chagas, a realização do leilão não visa lucro. “A maioria dos veículos apreendidos foram recolhidos aos pátios por estacionamento em local proibido. Há também aqueles que foram apreendidos em blitzs, por estarem com documentação irregular ou sem condições de trafegabilidade. Precisamos leiloá-los para esvaziar nossos pátios e para quitar as dívidas dos mesmos. Por lei, o dinheiro arrecadado tem uma ordem de prevalência para ser gasto: primeiro tem que pagar o leilão, depois cobrir as despesas do guincho e a estadia no pátio e, por último, os impostos devidos aos órgãos competentes”, enumera.
Prazos
Aqueles que arremataram um lote durante o leilão precisaram apresentar um cheque de sua titularidade ou 15% do valor do lance em espécie, referente à garantia.
O prazo para complemento do valor total do arremate é até às 16h desta quarta-feira, 23. A entrega deverá ser realizada no edifício-sede da Semob, localizado na avenida Júlio César, 1026-A, onde também deverão ser apresentados comprovante de pagamento, cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu