Programação alerta para a importância da empatia e respeito para um trânsito seguro

Arte-educadores fizeram esquetes na faixa de pedestre, localizada na avenida Almirante Barroso com a travessa Jutaí, na manhã desta segunda-feira, 19. A inciativa chamou atenção de pedestres e condutores quanto à segurança e respeito ao atravessar na faixa de pedestre.

A ação integra a programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2022, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que iniciou no domingo, 18, e que segue até o dia 25 de setembro.

Durante a atividade, os agentes de educação para o trânsito, com a ajuda dos arte-educadores, orientaram os pedestres sobre como manter atenção e cuidado durante a travessia. A abordagem dos arte-educadores também reforçou a necessidade do respeito que os condutores devem ter quanto à faixa de segurança dos pedestres.

Dentro da programação, amanhã (terça-feira), dia 20, a ação será realizada na ciclofaixa implantada na avenida Dr. Freitas, entre as avenidas Senador Lemos e Almirante Barroso, com atividades voltadas aos ciclistas e condutores, com orientações sobre comportamento seguro no trânsito e respeito ao espaço exclusivo para ciclistas.

Empatia – Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, o Programa Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, integra a Semob e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). O tema é uma reflexão para a conduta segura no trânsito, com mais respeito e empatia.

O autônomo José Reginaldo Meireles avaliou a importância de se colocar no lugar do outro no transito. “Eu sou pedestre, ciclista e motorista. Sempre respeitei as regras de trânsito para a minha segurança e das outras pessoas’, disse Reginaldo.

“Se um respeitar o espaço do outro, fica tudo bem, mas um quer passar por cima do outro. Eu acredito que respeito e orientação funcionam melhor do que multar. A educação é que vai mudar o trânsito”, defendeu Domingos dos Santos Teixeira, microempresário do ramo de construção e ciclista há 30 anos.

Abertura SNT – No domingo, 18, por ocasião da abertura da programação da SNT 2022, a Semob realizou ações de educação direcionada às crianças, por meio do jogão, e abordagens a frequentadores da Praça da República entre pedestres, ciclistas e condutores, com orientação e distribuição de material educativo.

“Muito boa essa ação de conscientização. Desde cedo as crianças começam a aprender o respeito e a responsabilidade no trânsito”, disse Marilia Ferreira, operadora de caixa, enquanto observava o filho José Pedro, de 7 anos, brincar no jogo educativo da Semob.

“Essa campanha tem um grau de positividade muito grande e importante.  Essa mobilização causa grande impacto, principalmente, quando se trabalha com criança”, avaliou a dentista Raquel Rodrigues, que acompanhava o filho João Pedro, 5 anos.

“Ao contrário dos adultos, a criança não tem vícios. A criança assume o papel de disseminadora e de reeducadora dos adultos, principalmente, os pais”, pontuou a dentista.

Segundo ela, o poder de conscientização da criança é tanto que diante de uma chamada de atenção dela, o adulto fica impactado. “O índice de acidente é muito alto ocasionado, principalmente, por imprudências.  A Semob está de parabéns pela campanha”, finalizou.

Programação SNT – Durante toda a semana, a Semob está com uma intensa programação voltada à ação de educação para o trânsito nas escolas, esquetes com arte-educadores nas faixas de pedestres e orientação a ciclistas, motociclistas e condutores de carro nas ciclofaixas recém implantadas pela Prefeitura de Belém, neste ano. Além de blitz educativa com abordagens a condutores de veículos (carro e moto) em vias de grande circulação de trânsito.

A programação conta ainda com ações da Semob Itinerante com a emissão de meia-passagem, cartões Sênior e Especial, além da credencial de vaga de estacionamento para idoso e PCD. Também haverá orientação sobre recursos de multas e Ouvidoria.  A ação itinerante acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, no Shopping It Center, de 9 às 13 horas.

Texto: Rosângela Gusmão