As obras de sinalização de toda a Avenida Almirante Barroso, que começam na noite desta quinta-feira, 11, sofreram mudanças. Para reduzir ao máximo o impacto à população, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) irá interditar, inicialmente, apenas um lado da via, sentido Entroncamento-São Brás, no trecho entre a Avenida Tavares Bastos até a Avenida Ceará, no bairro de São Brás, durante dois dias (quinta e sexta-feira). O início da interdição também foi antecipado para as 23h até as 5h. Durante a interdição, os veículos terão que desviar obrigatoriamente para as avenidas João Paulo II, assim como algumas linhas de ônibus que circulam nesse horário terão seu itinerário alterado.
Moradores e pessoas que trabalham no trecho que estará recebendo as ações terão autorização dos agentes para entrar na Almirante Barroso, mas terão que percorrer o menor trecho possível na via, de preferência um único quarteirão, a fim de não prejudicar o andamento e nem a segurança de quem estará trabalhando nas obras.
“Apenas uma via vai ser interditada durante a primeira fase das obras de revitalização. Após esses dois dias vamos migrar para o outro lado da Almirante Barroso para, então, iniciarmos a revitalização do outro sentido”, explica o coordenador de Projetos e Programas de Educação no Trânsito da Semob, Airton Lins, antecipando que o lado da Almirante Barroso sentido São Brás-Entroncamento será fechado na noite de sábado, 13, e domingo, 14.
Durante o bloqueio, os ônibus que vierem pela Rodovia BR-316 ou Avenida Augusto Montenegro deverão acessar a rotatória do Complexo Viário do Entroncamento, pegar as avenidas Pedro Álvares Cabral, Tavares Bastos, João Paulo II, Avenida Ceará, Governador José Malcher e seguir destino. As linhas de ônibus que costumam sair da Almirante Barroso pela Antônio Baena poderão acessar a travessa normalmente a partir da Avenida João Paulo II e seguir a destino.
Mas há algumas exceções, que são linhas com itinerários específicos para atender determinadas comunidades. A linha Pedreira-Felipe Patroni, por exemplo, seguirá pela Marquês de Herval e acessará a João Paulo II utilizando a Travessa Humaitá, depois Avenida Ceará e José Malcher, a destino. Já a linha UFPA-Icoaraci virá pela Perimetral, Dr. Freitas, Almirante Barroso, fará o contorno na Praça São Cristóvão, Júlio César e Pedro Álvares Cabral, a destino.
As linhas UFPA-Pedreira (no sentido centro-UFPA) e Marex-Ver-o-Peso virão pela Antônio Everdosa e cruzarão a Almirante Barroso pela Travessa Mariz e Barros até a João Paulo II, de onde sairão, respectivamente, pela Antônio Baena e pela Avenida Ceará/José Malcher. As linhas Marex-Felipe Patroni e Pratinha-Presidente Vargas também terão o mesmo itinerário sentido bairro-centro, seguindo pela Duque de Caxias e usando a Lomas Valentina para cruzar a João Paulo II, seguindo pela Antônio Baena (no caso da Marex) e pela avenda Ceará (caso da Pratinha).
As linhas Sacramenta-Nazaré (itinerário 1 e 2) e Médice-Presidente Vargas farão o seguinte percurso sentido bairo-centro: Rodolfo Chermont, Tavares Bastos, Pedro Álvares Cabral, Júlio César, Brigadeiro Protásio e Dr. Freitas, de onde seguirão o trajeto normal para a Pedro Álvares Cabral (Sacramenta itinerário 1), Pedro Miranda (itinerário 2) e Duque de Caxias (Médice).
A linha Paar-Ceasa também terá seu trajeto alterado e fará Estrada do Murucutu, Dr. Freitas, João Paulo II, Lomas Valentina (onde cruzará a Almirante Barroso), Romulo Maiorana, Dr. Freitas e Pedro Álvares Cabral.
Ver-o-Peso também será fechado para ações da Celpa
No domingo, 14, a área do Ver-o-Peso estará fechada a partir do Boulevard Castilhos França para troca de fiação elétrica pela rede Celpa. A interdição terá início ao meio-dia e deverá se estender por um prazo mínimo de três horas.Enquanto durar a interdição, todos os veículos, inclusive os ônibus, que trafegam pela avenida Marechal Hermes serão obrigados a fazer desvio na avenida Presidente Vargas.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)