Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Semob começa a abrir envelopes da licitação para serviço de mototáxi

Desde a última terça-feira, 30, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está abrindo o primeiro dos dois envelopes entregues pelos mototaxistas interessados em legalizar a oferta de seus serviços em Belém. No dia 30 foram abertos os envelopes de inscritos com iniciais de A a D; nesta quarta-feira, dia 1° de outubro, foi a vez das iniciais de E a J; na quinta-feira, 2, das 8h30 às 17h, estão agendados os mototaxistas com nomes de K a O; e na sexta, encerrando esta segunda etapa do certame, o dia foi reservado para as iniciais de P a Z.
Ao todo, 986 mototaxistas se inscreveram para concorrer a uma das 1.250 vagas disponibilizadas pela Semob nesta segunda licitação para mototáxi. Com a oferta de vagas maior que a demanda, basta aos mototaxistas preencherem todas as exigências previstas em edital para garantir a legalização.
Na etapa desta semana está sendo aberto o envelope 1, que contém os documentos pessoais do interessado a uma das vagas. Entre os requisitos exigidos estão o mínimo de dois anos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, idade mínima de 21 anos, ter menos de 20 pontos na CNH e curso de formação para mototaxista. Os candidatos habilitados passarão a uma próxima etapa, quando será aberto o envelope de proposta técnica com dados da moto, que entre outras exigências deve ser de cor branca, de propriedade do proponente e com equipamentos de segurança como os populares “corta-pipa” e “mata-cachorro”.
Tal qual a primeira licitação, nesta os mototaxistas aprovados serão chamados pela Prefeitura de Belém para assinatura de contrato de operação do serviço individual de mototáxi e encaminhados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA) para a mudança de placa para a categoria aluguel (placa vermelha), além da contratação de Seguro de Responsabilidade Civil para garantir direitos aos passageiro em caso de acidente de trânsito.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Renan Ribeiro
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais