Semob destaca responsabilidade coletiva com o pedestre na Semana de Trânsito

49523_110104A Semana Nacional de Trânsito deste ano chama a atenção para uma responsabilidade que é de todos: a segurança dos pedestres. Por se tratar de uma condição que é inerente à coletividade – todos somos pedestres em algum momento – e pelo papel importante deste segmento na construção de um trânsito seguro, o tema escolhido foi “Cidade para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”, e será trabalhado intensamente em Belém pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com ações diversas que serão desenvolvidas dos dias 18 a 25 de setembro. O mote utilizado na campanha local traz um recado bem direto:“Somos todos pedestres”.

“Em algum momento, todos circulamos pelas ruas como pedestres, mesmo quem está no carro precisa sair e se deslocar, atravessar uma rua, enfim, é preciso entender que o pedestre é prioridade não só por ser o elo mais frágil dentro desta cadeia da mobilidade urbana, mas também porque todos eventualmente somos pedestres”, explica Maisa Tobias, superintendente da Semob.

A Semana está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e deve ser realizada em todo país com a finalidade de conscientizar a sociedade para a incorporação de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, estimulando o desenvolvimento de posturas e atitudes que ajudem a garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

“O mote principal desta semana é educação e conscientização. Reunimos em um só evento todos os segmentos da sociedade, representados em diversas classes, como Poder Público, entidades organizadas e o próprio cidadão, em um esforço mútuo de conscientização. Segundo a lei de mobilidade urbana a ordem de prioridade no sistema de transporte deve privilegiar, primeiramente o pedestre, depois o transporte coletivo e, em terceiro lugar, o tráfego em geral. A semana deve nos ajudar a entender melhor isso e a chamar todos para esta responsabilidade, de cultivar atitudes de respeito mútuo”, explicou Maisa.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito em Belém acontece no dia 18, às 8h30, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho e demais autoridades. A palestra de abertura com a temática da semana deste ano será ministrada por Luis Riogi Miura, psicólogo e bacharel em Direito, ex-diretor do Departamento de Trânsito no Distrito Federal (Detran/DF), e que, em sua gestão, implantou um modelo de faixa de pedestres em Brasília que foi copiado até por países de primeiro mundo.

Na sequência da programação de abertura, a ONG “Não Foi Acidente” apresenta seu trabalho de conscientização e suporte a todos os movimentos de cidadania no trânsito, que agora se transforma em livro com o título “Tudo o que não foi”. Nilton Gurman, idealizador da organização não governamental, também fará uma exposição ao público falando sobre a importância da segurança no trânsito. Ainda no dia da abertura será realizado um giro noturno com carros antigos, promovido pelo Clube Antigos Pará, com concentração às 20h30, em frente ao Hangar.

A programação da Prefeitura de Belém para Semana Nacional do Trânsito segue até o dia 25 com cursos de capacitação, palestras, blitzes educativas e bicicletada cidadã, com a finalidade de sensibilizar e convidar toda a população para assumir o seu compromisso de valorização da vida no trânsito, respeito e cuidado com os pedestres.

Também serão desenvolvidas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), atividades em diversas escolas de Belém com palestras de orientação sobre práticas seguras no trânsito e já iniciando a formação de futuros condutores. Além disso, os alunos são convidados a expressarem o que pensam por meio de redações e desenhos que irão compor uma exposição com material de todas as escolas. “Sabemos da importância de iniciar a educação e formação das crianças e adolescentes, que hoje já são pedestres e, no futuro, serão condutores”, ressalta Maisa Tobias.

Com o apoio do Sest/Senat serão ofertados, ainda, diversos cursos de formação de motoristas e cobradores do transporte coletivo, além de atendimento ao público e direção defensiva. Nas ruas blitzes educativas em faixas de pedestres vão trabalhar a conscientização de todos sobre a importância de respeitar a vida de quem é mais frágil no sistema de trânsito, e que, segundo o próprio Código de Trânsito Brasileiro, deve ser priorizado e respeitado sempre. Blitzes nos bares também lembrarão a responsabilidade em não associar bebida e direção.

Serviço: Qualquer pessoa poderá acompanhar no site da Semob (www.belem.pa.gov.br/semob) a programação completa da Semana Nacional de Trânsito em Belém e também se inscrever os cursos que serão ministrados.

Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)