SeMOB garante fluidez do trânsito durante realização da primeira prova do Enem

O primeiro dia da Operação Enem foi considerado tranquilo para a Diretoria de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) ocorreu neste domingo, 21, e foi realizada em Belém em 25 escolas que serviram de locais de prova. A Semob deu apoio à ação integrada com outros órgãos de segurança, realizada entre às 7h e 21 horas.

Ao todo, a Semob mobilizou para o esquema um efetivo de 34 agentes de trânsito, sete viaturas e uma moto, além de uma equipe de manutenção semafórica, para garantir o acesso às escolas.

“Não houve congestionamento nos locais de prova no início do evento. Uma das nossas maiores preocupações era garantir que os candidatos pudessem ingressar no local de prova. Também não foi registrado nenhum acidente de trânsito ao longo da Operação Enem”, informou o supervisor Isaías Reis, que coordenou a Operação.

Videomonitoramento ajudou na segurança do Enem 2021

Durante o esquema feito para o exame, a Semob também integrou o trabalho no Centro Integrado de Monitoramento (Ciop), montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), na Almirante Barroso, com a presença de um inspetor de trânsito.

Segundo o agente Isaías Reis, as informações sobre a fluidez e segurança do trânsito foram sendo repassadas, em tempo real, para as equipes em campo. “A Semob integrou a equipe montada especificamente para garantir a realização do Enem, acompanhando remotamente o que estava acontecendo  nas ruas, através da tecnologia de videomonitoramento”, explicou o supervisor da SeMOB.

O coordenador da operação explicou que a fiscalização priorizou os grandes corredores de tráfego, como o colégio Ideal, na rua dos Mundurucus; a Unama da Alcindo Cacela; as avenidas Augusto Montenegro, Almirante Barroso, Nazaré, Governador José Malcher e  José Bonifácio; e a UFPA . Também foi deslocada uma viatura para atender, exclusivamente, o distrito de Mosqueiro.

Para a segunda etapa do Enem, marcada para o próximo domingo, 28, a SeMOB vai novamente reforçar o efetivo e manter as rondas de fiscalização dos locais de prova para garantir a organização e orientação do trânsito.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB