O segundo dia de ação itinerante da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) foi marcado por grande procura na entrada do Solar da Beira, no Complexo Ver-o-Peso, na manhã desta quarta-feira, 12, dia do aniversário da cidade.
A maioria buscou atendimento do Passe Fácil, principalmente, para a emissão da meia-passagem. Nos dois dias, 208 pessoas foram atendidas nos diversos serviços prestados.
A ação Semob Itinerante presta serviços de emissão de cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial, além da Credencial de vaga de estacionamento (idoso e PCD), recebimento de recursos de defesa de autuação/penalidade de trânsito, de indicação de real condutor, de desistência de recursos e antecipação de penalidade, além de impressão de boletos de pagamentos de multa e, por fim, recebimento de denúncias e sugestões pela Ouvidoria.
Ação itinerante prossegue
Esses serviços serão levados ao IT Center, no próximo sábado, dia 15, de 9 às 13 horas, dentro da programação de aniversário de Belém.
Para a Superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, a importância dessa ação itinerante é facilitar o acesso da população aos serviços disponibilizados pelo órgão. “A Semob disponibilizará os serviços em locais de grande movimentação de forma periódica ao longo do ano, essa ação de descentralização dos serviços foi denominada de Semob itinerante”, disse a superintendente.
A estudante Bárbara Noronha e a mãe Andréa Noronha chegaram cedo, às 7 horas porque Andréa, operadora de caixa, ainda iria trabalhar. Ela levou a filha para tirar a 1ª via da meia-passagem. “Graças a Deus conseguimos. O atendimento foi muito rápido, não levamos nem cinco minutos”, contou. “Facilitou o nosso acesso a esses serviços”, completou Andréa Noronha.
Da mesma forma a assistente social Mariele Soares da Silva achou ótima a iniciativa, pois, segundo ela, descentraliza os serviços da Semob facilitando o acesso da população. Ela foi ao Solar da Beira para tirar o Cartão Especial do irmão Márcio César. “Vim bem cedo, pois achava que iria dar muita gente“, explicou.
O estudante Caique Maciel também chegou antes da abertura das portas do Solar da Beira e elogiou o atendimento. “Não demorei muito”, disse. “Uma boa economia na passagem“, completou animado.
Atendimento nos dois dias
Dos 208 atendimentos realizados nos dois dias, 185 foram do Passe Facil e 28 de processos e recursos. Dos serviços prestados pela Coordenação de Atendimento ao Usuário (Coau) foram 40 emissões de meia-passagem, 38 cartões Sênior, dois cartões Especial e sete agendamentos de pericia.
Já as credenciais de estacionamento, foram emitidas dez credenciais de estacionamento para idosos e PCD. Também foram 44 informações fornecidas, 14 estudantes e cinco idosos com documentação incompleta e sete casos de cancelamento por biometria facial.
Nos serviços de processos, recursos e emissão de boleto de multa, em média, foram 23 atendimentos, com a formalização de um processo de desistência de recurso e outro de entrada de pedido de recurso de multa, além de emissão de um boleto de multa. Os demais atendimentos foram de informações diversas.
Fique atento à documentação para o Passe Fácil
Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante deve apresentar original e cópia do RG. Se for criança ou adolescente, que não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, do comprovante de residência e uma foto 3×4.
Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.
Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via também é necessário acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado.
Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência ou a credencial danificada.
Texto: Rosângela Gusmão
Foto: Ascom Semob