SeMOB lança programa Integra Belém neste sábado, 13

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), apresentou em coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 12, o Programa Integra Belém, que vai trazer novos serviços para o transporte público da cidade.

O projeto será implantado em três fases. A primeira neste sábado, dia 13. Seguida pelo dia 27 de novembro. E a terceira será iniciada em dezembro.

Nessa primeira etapa, as mudanças atingirão os usuários de Outeiro, Icoaraci e que moram ao longo da avenida Augusto Montenegro, como os conjuntos Maguari e Satélite, e o bairro Marambaia.

O Integra Belém vai inaugurar novas linhas de ônibus e modificar o itinerário de outras. Neste início, o Terminal Mangueirão vai entrar em operação em toda a sua capacidade para permitir a integração do serviço, por meio das linhas alimentadoras vindas dos bairros. Os terminais Maracacuera e Tapanã também fazem parte do sistema de integração.

“Muitas vezes acaba se pensando que o BRT é a grande solução. O BRT é parte de uma solução. Mas é preciso ter mudanças estruturais na rede. E é isso que estamos começando a fazer hoje com o Integra Belém”, afirmou a superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges, durante entrevista realizada na sede administrativa do órgão.

De acordo com Ana Valéria Borges, o Integra Belém vai otimizar as viagens para que sejam mais rápidas e o usuário possa economizar o seu tempo. Além de possibilitar uma diminuição do fluxo de coletivos nos corredores das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, pois as linhas integradoras dos bairros convergirão aos terminais de integração.

Foi anunciada a criação de quatro novas linhas para Outeiro. Algumas delas já existentes sofrerão alteração de itinerário. As linhas Fama/Maracacuera, Itaiteua/Maracacuera e a circular Icoaraci/Outeiro (que será implantada na segunda fase do projeto, no dia 27 de novembro) são as novidades. A mudança vai garantir a melhoria do serviço de 18 linhas no distrito.

A superintendente explica, ainda, que a linha Outeiro Brasília/São Brás no horário de pico, manhã e noite, seguirá pela canaleta do BRT.

Já a linha Outeiro/Itaiteua, também, nos horários de pico, seguirá por fora da via expressa. Nos horários de entre-pico, essas linhas farão a integração no terminal Maracacuera, permitindo ao usuário escolher os destinos, inclusive UFPa e áreas centrais.

“Como é fase de transição, vamos analisar essa implantação dos serviços e efetuar os ajustes necessários, se houver necessidade”, observou a superintendente Ana Valéria Borges.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB