O que você procura?

SeMOB promove acessibilidade e inclusão durante a Semana Nacional do Trânsito

A educação inclusiva vai ganhar destaque durante a programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT). Nesta terça-feira, 21, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai promover o Espaço Inclusivo, que contará com o circuito de Bike Inclusiva e a feirinha de produtos artesanais.

Ferramenta de inclusão – O circuito é uma parceria com o projeto Bike Inclusiva, criado por Ivan Arruda Junior, pedagogo com especialização em educação especial. “O projeto Bike Inclusiva surgiu com a utilização da bicicleta como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, psicopedagógico, terapêutico, social e inclusivo”, explicou o professor.

Criado há cinco meses, o projeto é voltado para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, utilizando a bicicleta como foco da terapia. O grupo utiliza, em sua metodologia, dinâmicas adaptadas e lúdicas. Atualmente, a Bike Inclusiva atende gratuitamente 50 alunos com deficiência intelectual e múltipla.

A ideia do circuito Bike Inclusiva é montar uma atividade para ensinar noções de acessibilidade e a inclusão no trânsito para pessoa com deficiência aos demais visitantes que queiram aprender a andar de bicicleta de forma segura. A atividade começa às nove da manhã e vai até meio-dia, na área coberta em frente à academia do IT Center, localizado na avenida Senador Lemos, no bairro Sacramenta.

“Objetivo é mostrar que podemos fazer a inclusão das pessoas com deficiência e mostrar que elas têm capacidade, potencial e habilidades, para juntas quebrarmos as barreiras do preconceito, discriminação e das diferenças em todos os sentidos”, afirma Ivan Arruda Junior.

A programação ainda vai contar com uma feirinha de produtos artesanais, que ocorre nesta terça-feira, 21, também na área coberta em frente à academia do It Center, das 9h às 17h. Dentre os expositores estarão as lojas colaborativas Grupo Mundo Azul, a Ong Mães Guerreiras do Pará e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AHAAP), que vendem, dentre outros produtos, brinquedos educativos, materiais adaptados e pedagógicos.

Serviço: A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) promove o Espaço Inclusivo, nesta terça-feira, 21, a partir da 9 horas da manhã, na área coberta em frente à academia do IT Center, na avenida Senador Lemos. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT), que segue até 25 de setembro, com o tema No Trânsito, sua responsabilidade salva vida: ver e ser visto.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB