SeMOB promove atendimento itinerante em Outeiro para emissão de meia-passagem e outros serviços

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) pela primeira vez levou o projeto Coau Itinerante para o distrito de Outeiro.

Durante toda a manhã do sábado, 20, foram realizados 156 atendimentos. Desse total, 76 para a emissão da 1ª via da meia-passagem e um para a 2ª via. Para o Cartão Sênior, foram 19 atendimentos para 1ª via, sete para 2ª via.

Já para o cartão Especial, foram feitos três agendamentos para perícia de 1ª via. Houve cinco credenciamentos para estacionamento de idoso. Não houve atendimento para emissão de credencial de vaga de estacionamento para PCD.

Oito estudantes estavam sem a documentação necessária e nove idosos não tinham todos os documentos. Foram contabilizados oito casos de cancelamento de biometria facial. Além disso, 19 pessoas foram atendidas para tirar dúvidas em geral sobre os serviços.

Sob a coordenação da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), a ação de cidadania foi realizada na Escola Municipal Professor Pedro Demo, no bairro Água Boa, no horário de 8h30 às 13 horas.

Serviços e parceria

Com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), da Agência Distrital de Outeiro (Arout) e da Escola Municipal Professor Pedro Demo, o projeto disponibilizou serviços de emissão de meia-passagem estudantil, do cartão Especial e Sênior, além da credencial de vaga para estacionamento (Idoso e PCD).

“É a primeira vez do Coau Itinerante em Outeiro e a procura pelo serviço foi grande. Só pelo site foram 80 alunos inscritos. Antes da abertura dos portões, tinha fila na porta. Mas mesmo quem não conseguiu agendar online, recebeu uma senha no local pra ser atendido ao longo do dia”, explicou a coordenadora de Atendimento ao Usuário (Coau) da SeMOB, Patrícia Ellen da Conceição.

A coordenadora da Coau esclareceu que para a emissão da 1ª via da meia-passagem, é necessário que o estudante agende o atendimento pelo site do Passe Fácil. Todavia, as biometrias dos alunos que requisitaram 1ª e 2ª vias do cartão de meia-passagem foram feitas no dia do evento. A previsão para a entrega de todos os cartões será feita a partir do dia 20 de dezembro, no posto da SeMOB de São Brás, no horário de 8h às 16h.

Patrícia Ellen da Conceição avaliou positivamente a estreia do projeto em Outeiro por trazer mais próximo à comunidade os serviços antes centralizados no Posto da SeMOB, no mercado de São Brás, em Belém.

Prefeitura mais perto de casa

O aposentado Luiz Fernando da Silva Maria aprovou a iniciativa. Morador do bairro Água Boa, ele caminhou apenas alguns quarteirões de casa e conseguiu dar entrada no pedido da 1ª via do cartão Sênior, para ter acesso à gratuidade nas passagens dos ônibus das linhas municipais de Belém.

“Sou vizinho da escola. Soube mais cedo pela televisão e vim logo. Fui atendido rapidinho. Achei ótimo, não precisa fazer uma viagem longa até São Brás. Tudo mais perto de casa”, afirma.

A dona de casa Débora Silva trouxe o filho Diogo, estudante do quarto ano da Escola Municipal Professor Pedro Demo, para tirar a 1ª via do cartão de meia-passagem. Ela também elogiou a comodidade trazida pela ação. “Me economizou tempo, porque estou perto de casa, e dinheiro, já que vou pagar menos pela passagem do meu filho”, afirmou.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB