Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

SeMOB qualificou mais de 2 mil motoristas e cobradores de ônibus em 2014

Zemanta Related Posts ThumbnailEste ano, 2.075 motoristas e cobradores de ônibus da frota de Belém e da Região Metropolitana que trafega na capital paraense fizeram curso de capacitação para melhor atender aos usuários que utilizam o transporte coletivo. A iniciativa partiu de um convênio entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e o Sest/Senat, em busca de um melhor serviço à população.

No último dia 12 de dezembro, foi diplomada a última turma do ano. No mesmo dia, outra nova turma se formou com mais 138 profissionais (80 motoristas e 58 cobradores). Eles devem concluir o curso no dia 5 de janeiro de 2015. A projeção é de que todos os motoristas e cobradores passem pela qualificação.

Segundo o órgão municipal, a parceria com o Sest/Senat, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) e sindicatos dos rodoviários de Belém e Ananindeua/Marituba foi fundamental para o êxito do curso de capacitação dos operadores.A iniciativa foi fruto também da reivindicação dos usuários por melhoria no atendimento, feito através de inúmeras reclamações registradas junto à SeMOB.

Cada curso feito no Sest/Senat separadamente para condutor e cobrador de ônibus, tem carga total de 50 horas.

Na qualificação direcionada para os cobradores,por exemplo, foram exploradas disciplinas como introdução ao sistema de transporte, função e deveres, procedimentos operacionais, qualidade no atendimento ao usuário e matemática básica.Já no curso de condutor coletivo de passageiro, o profissional teve aulas de legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito,além de relacionamento interpessoal.

Texto: Paulo Hélio
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais