O que você procura?

SeMOB realiza blitz educativa na ciclofaixa da Artur Bernardes

O atendente Rafael Alves Souza vai trabalhar todos os dias de bicicleta em uma loja de material de construção. São mais de 2 km de percurso entre a casa dele e o trabalho e do trabalho para casa. Rafael se sente um pouco mais protegido pedalando pela ciclofaixa. Nesta sexta-feira, 24, o ciclista recebeu dicas de segurança da equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), dentro  da programação da Semana Nacional do Trânsito.

Ele aprovou a ação e considerou fundamental que tivessem mais iniciativas como essa. Rafael ainda ganhou um colete de faixa refletiva, para que seja visto no trânsito e que fique ainda mais seguro. “Afinal, no trânsito os mais fortes devem proteger os mais vulneráveis. E, conforme o tema da campanha, a responsabilidade de cada um pode salvar vidas no trânsito”, explica a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro. 

A blitz educativa ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, na ciclofaixa e faixa de pedestre da avenida Artur Bernardes, em frente ao posto de saúde da Pratinha I. Apesar do foco ter sido os ciclistas, a abordagem educativa se estendeu aos pedestres, motociclistas e condutores. A ação contou com agentes de educação e de trânsito da SeMOB.

O trecho da abordagem é muito movimentado. Ônibus, motociclistas e ciclistas convivem com pedestres que buscam atravessar na faixa. A SeMOB orientou o trânsito  no local  para permitir  maior organização  e garantir  o tráfego  de todos, em obediência às regras de trânsito.

O ciclista Emerson Pacheco também gostou da atividade promovida pela SeMOB.  “Tem que orientar esses condutores a obedecer o espaço  dos ciclistas”, disse. Ele faz um trajeto de mais ou menos 2 km pra chegar ao trabalho, em um condomínio localizado na avenida Artur Bernardes.  Por isso também recebeu a faixa refletiva, para pedalar com mais segurança.

“Ganhei o dia”, disse Salatiel dos Santos. Ele pedala mais de 2 km para chegar ao trabalho em um açougue. Ele também recebeu orientação e a faixa refletiva, para que possa ser visto no trânsito e evitar a ocorrência  de acidentes.

Mas, quem deu show foi a pequena Maria Isis que todos os dias vai de bicicleta pra escola, sob as vistas e proteção da mãe,  Ana Carolina. A menina se preocupa com a própria segurança e das demais pessoas.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom SeMOB