O que você procura?

SeMOB realiza programação com servidores em alusão ao Outubro Rosa

O Dia Internacional Contra o Câncer de Mama é comemorado em 19 de outubro. Porém, o mês é conhecido mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990.

Para conversar com seus servidores sobre o assunto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) promoveu um café da manhã, no hall do prédio sede, no IT Center, nesta sexta-feira, dia 8. Na oportunidade, a titular da SeMOB, Ana Valéria Borges, falou da  importância da prevenção do câncer de mama, que é o caso que mais acomete as mulheres, de acordo com estatísticas divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“Infelizmente, a incidência desse câncer em mulheres está se ampliando cada vez mais e, segundo previsão do INCA, para 2021 seriam aproximadamente 67 mil casos”, alertou a superintendente.

O preocupante, segundo Ana Valéria, é que a incidência desse tipo de câncer é muito alta e, principalmente, em mulheres que não tem acesso a atendimento de saúde e aos cuidados preventivos necessários.

O recente veto do Governo Federal ao projeto que distribuiria absorventes higiênicos, em nível nacional, a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade foi citado por ela como exemplo desse descaso. Segundo a titular do Órgão, entre quatro meninas e mulheres que frequentam a escola, uma deixa de frequentar nesse período e prejudica sua vida escolar por causa dessa situação. “Então, inciativas com essas, em comemoração pelo Outubro Rosa, devem ser louvadas”, celebra.

O diretor geral da SeMOB, José Roberto Pereira de Oliveira, também discursou na ocasião para um grupo de servidores vestidos de rosa, em solidariedade ao tema da campanha. Ele reforçou a necessidade do diagnóstico precoce, que pode salvar vidas, tanto de mulheres quanto de homens, que também podem ser vítimas da doença.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB