O que você procura?

Semob reforça fiscalização no acesso aos locais de provas do Enem 2021

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, realizada neste domingo, 28, ocorreu dentro da normalidade, no trânsito e nos acessos aos cerca de 25 locais de provas monitorados pela Operação Enem 2021. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) deu apoio à operação, junto a outros órgãos de segurança, de acordo com o planejamento definido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Ao todo, 35 agentes de trânsito, distribuídos em dois turnos, trabalharam para garantir a fluidez e segurança no acesso às escolas (públicas e particulares), que servem de locais de provas na capital paraense, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Equipes fixas foram mantidas no colégio Ideal, na rua dos Mundurucus, e na Unama, na avenida Alcindo Cacela, além de rondas priorizando as avenidas José Malcher e Nazaré em toda a sua extensão.

Monitoramento – A Autarquia também monitorou os principais pontos da cidade por sistema de vídeo, montado para eventos desse porte, no Centro Integrado de Operações (Ciop), localizado na Avenida Almirante Barroso, em conjunto com as demais forças de segurança.

“Hoje, trabalhamos com apoio do Detran, que ficou responsável pela Faculdade Fibra e UFPa. Ficamos responsáveis pelos corredores das Avenidas Nazaré, Governador Jose Malcher, Almirante Barroso e Augusto Montenegro. Ainda tivemos ponto-base nos acessos ao Ideal e Unama (pontos de maior fluxo)”, explicou o supervisor de Trânsito da Semob, Isaias Reis, que coordenou a operação deste domingo pela superintendência. O supervisor fez esse monitoramento direto do Ciop e informou que tudo ocorreu dentro da normalidade.

Trânsito com fluidez – O grupo de candidatos que aguardava para entrar no local de prova, na Alcindo Cacela, informou que o acesso foi tranquilo. “O trânsito estava fluindo bem”, disse Adria Lorena Moraes, que presta exame para Pedagogia. Ela também aprovou a iniciativa da gratuidade nos ônibus para portadores do cartão estudantil Passe Fácil. “No domingo passado, vim de ônibus e não paguei passagem”, disse.

Thiago Barros, que quer fazer Arquitetura, Edilena Marques, Engenharia Civil, e Isis Thais, Psicologia, também informaram que não tiveram problemas para chegar ao local de prova, pois, o trânsito estava fluindo bem.

Na Alcindo Cacela, pela manhã, os agentes da SeMOB orientaram o trânsito, coibindo o estacionamento em fila dupla. “Só está sendo permitida a parada não demorada para desembarque”, informou o supervisor de trânsito, Pedro Paulo de Oliveira.

No corredor da Rua dos Mundurucus estava mais tranquilo, depois da abertura do portão do colégio. Mas, mesmo com a grande movimentação de candidatos chegando, ainda com o portão fechado, o trânsito fluiu bem, sem grandes problemas.

O pai da candidata Gabriela Reis, José Wilson, informou que o trânsito estava muito tranquilo, da entrada da cidade até o local de prova. “Chegamos aqui, em carro de aplicativo, sem grandes problemas”, disse.

Outras ações – Durante a Operação Enem 2021, a Semob também deu apoio ao Círio de Icoaraci, com duas viaturas, e à procissão de Nossa Senhora da Conceição, na avenida João Paulo II. A partir das 10 horas da manhã, a travessa Antônio Baena, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, foi interditada ao tráfego de veículos até o término da partida entre Remo x Confiança (SE).

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom SeMOB