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Serviço itinerante da SeMOB faz atendimentos do Passe Fácil em Icoaraci

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) participou de mais uma ação de cidadania promovida pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic), nesta terça-feira,  dia 28.

A ação ocorreu  na Escola Municipal Ciro das Chagas Pimenta, localizada no conjunto Eduardo Angelim, no horário de 8 às 12 horas, e ofereceu serviços de saúde, como vacina,  emissão de carteira de identidade, orientação jurídica, corte de cabelo, dentre outros.

A SeMOB disponibilizou serviços de emissão de meia-passagem estudantil, do cartão Especial e Sênior, além da credencial de vaga para estacionamento  (Idoso e PCD), sob a coordenação da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), dentro do projeto itinerante, que leva esses serviços realizados no Posto da SeMOB, no mercado de São Brás, mais próximos à comunidade, facilitando o acesso a esses serviços. 

Atendimentos rápidos de várias modalidades

Segundo André Correa, chefe de Divisão de Atendimento Operacional ao Usuário da Coau, foram realizados 96 atendimentos. Desse total, 15 atendimentos relacionados aos cartões Sênior e Especial, dos quais, oito atendimentos de 1ª via do cartão Especial, com agendamento para a perícia, quatro para a 1ª via do cartão Sênior e um de 2ª via.
 
Já para a meia-passagem foram 58 atendimentos de 1ª via e dois para 2ª via. Logo cedo, muitas pessoas vieram solicitar a emissão do cartão estudantil  sem o agendamento,  pois tiveram dificuldade de fazer.

“Algumas delas conseguiram concluir o atendimento, pois o agendamento foi feito na hora”, explica André Correa. 23 atendimentos não foram efetivados, sendo 17 por causa de documentos incompletos, sendo 15 estudantes e dois idosos e seis cancelados por uso indevido, constatado pela biometria facial.

População aproveitou a ação de cidadania

A dona de casa Vera Lúcia Oliveira, tem 52 anos e estuda à noite. Ela que faz o Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), e aproveitou a ação para solicitar a carteirinha meia-passagem. “Já é uma economia”, comemorou.

A bombeira Eliane Ribeiro não tem tempo para se deslocar até o posto no mercado de São Brás. Por isso, considerou importante essa iniciativa da SeMOB.  Ela levou os dois filhos Kethelen, de 11 anos e Erick, de 16, para solicitar a meia-passagem dos dois. “Aproveitei porque fica perto de minha casa”, disse.

Da mesma forma a agente de saúde Conceição Silva, contou que aproveitou um tempinho para levar os filhos Alexander Silva Ferreira , 11 anos, e Samara de 14 anos, para solicitar a carteirinha estudantil.

“Não disponho de tempo, por causa de meu trabalho, para ir até São Brás. Como moro pertinho da escola, aproveitei para solicitar a meia-passagem dos meus filhos”, explicou.

A dona de casa Franceliane Valente Duarte até tentou ir até São Brás, mas não conseguia fazer o agendamento para solicitar a meia-passagem da filha Ana Marcelina de 11 anos. “Hoje, vim aqui tentar a emissão da carteirinha dela. O agendamento foi feito na hora”, comemorou. 

Texto: Rosângela Gusmão