Serviços municipais aos moradores de Outeiro são mantidos durante este domingo

Com o objetivo de levar ações voltadas para a população de Outeiro, em virtude do abalo estrutural na ponte que interliga a ilha a Belém, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) irá disponibilizar duas equipes para fazer a inclusão da população no CadÚnico e no programa de renda cidadã Bora Belém, com duas equipes fazendo a busca ativa das famílias nos bairros da Brasilia, Fama, Curuperé e Newton Miranda. Os trabalhos iniciam nesta segunda, 24.

Além disso, a Funpapa, em cooperação com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e o Alto Comissariado da ONU (Acnur), angariou alimentos para a população indígena Warao que reside em Outeiro. No distrito vivem cerca de 700 indígenas. Os alimentos serão enviados, ainda esta semana, para as comunidades que residem nos bairros de Itaiteua e Esperança, onde concentram a maior parte desse grupo.

Durante todo este domingo, 23, a Prefeitura de Belém manteve os serviços de fiscalização, orientação e segurança no distrito de Outeiro. O objetivo é minimizar os danos para a população, após a interdição da ponte que dá acesso ao distrito, após a colisão de uma balsa no pilar da ponte que liga o distrito a Icoaraci, dia 17.

Orientação –  Em Icoaraci, pela manhã agentes de transporte e trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), na travessa do Cruzeiro, com a rua Santa Isabel, orientaram os pedestres que saem dos ônibus para embarcar na balsa para Outeiro. A orientação é feita também aos passageiros que desembarcam das balsas.

No distrito de Outeiro, os agentes acompanharam o embarque e desembarque dos passageiros e orientaram condutores e pedestres para realizar um desembarque e embarque seguros.

Fiscalização – Equipes da Agência Regional de Outeiro (Arout) fiscalizaram pela manhã os serviços no trapiche do bairro da Brasília.  A previsão é que a estrutura já inicie o funcionamento a partir desta segunda-feira, 24, para o embarque e desembarque de passageiros.

Saúde – A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial vai aportar esta semana no distrito de Outeiro, para iniciar o atendimento à população da ilha.

Segurança – A Guarda Municipal de Belém (GMB) mantém ações de segurança preventiva para garantir a tranquilidade da população do distrito de Outeiro.

Além dos seis pontos de apoio, com agentes e viaturas em vias estratégicas de Icoaraci, e a lancha do órgão realizando patrulhamento preventivo durante a semana das 8h às 18h, a GMB colocou na rua Dois de Dezembro (7ª Rua), o ônibus de videomonitoramento da corporação, ampliando o patrulhamento.

Texto: Victor Miranda

Foto: Agência Belém