Integração entre linhas começa a funcionar no Terminal São Brás.
Neste sábado, 18, mais duas linhas de ônibus começaram a integrar no Terminal São Brás. Agora, as linhas Icoaraci – Almirante Barroso e Conjunto Maguari – Ver-o-Peso (via Almirante Barroso) deverão acessar o terminal de integração de São Brás antes de seguir viagem aos seus destinos. Estes dois coletivos vão se somar aos ônibus articulados do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), bem como às linhas Icoaraci – São Brás, Fama/Fidélis – São Brás, Outeiro – São Brás e Itaiteua (Outeiro) – São Brás, que já têm o Terminal São Brás como ponto de retorno. Dessa forma, o usuário que estiver em um dos ônibus que passarão a integrar no Terminal São Brás poderá realizar o transbordo para outro coletivo pagando uma única passagem, desde que a mudança seja realizada dentro do terminal.
“É sabido que implantação do Sistema BRT e a integração com as linhas de ônibus municipais vem ocorrendo de forma gradual para que a população possa, primeiramente, entender e se acostumar com este novo modelo de circulação proposto pela Prefeitura de Belém, além disso há também o cuidado em facilitar o acesso de moradores das zonas mais distantes à área central do município”, explica o diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Gilberto Barbosa.
A aposentada Maria das Graças Coelho foi uma das primeiras passageiras a desembarcar no Terminal São Brás depois de utilizar a linha Conjunto Maguari – Ver-o-Peso. Ela, que é moradora do bairro da Terra Firme, mas precisa se dirigir ao bairro constantemente, gostou da mudança. “O entorno do Terminal está muito bem sinalizado, por isso é até mais seguro para nós, idosos, desembarcar aqui dentro e depois sair pela faixa de pedestre. Essa mudança vai facilitar em muito nosso descolamento”, disse.
A integração no Terminal de São Brás será realizada por meio físico, ou seja, o usuário paga sua passagem na bilheteria para ter acesso à plataforma de embarque e lá dentro pode viajar em qualquer uma das linhas de ônibus que se integram no Terminal ou nos ônibus articulados do BRT. Caso o usuário já esteja a bordo de um dos coletivos que passaram a integrar no Terminal São Brás e lá dentro quiser seguir viagem em outro coletivo ou pelo BRT, não precisará pagar uma nova tarifa.
Enquanto a integração no Terminal Mangueirão ocorre entre as linhas que operam o serviço expresso, ou seja, fazem viagem pela canaleta do BRT – que são Cordeiro de Farias – Presidente Vargas, Jardim Sideral – Pça. Dom Pedro II, Conjunto Maguari – Ver-o-Peso (via Almirante Barroso), Tenoné – Centro (via Conselheiro Furtado) e Tapanã – Ver-o-Peso –, as linhas que passaram a se integrar no Terminal São Brás são as chamadas paradoras, que realizam operação de embarque e desembarque ao longo das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Fernando Sette
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu