A ansiedade para curtir o último fim de semana de julho nas praias foi grande neste sábado, 29, e estendeu pelo domingo, 30. A movimentação nos terminais para partir rumo às ilhas foi intensa, tanto para quem viajou de ônibus, quanto para quem preferiu ir de barco.
E para garantir que o embarque nos dois modos fosse realizado de maneira segura e que os horários das viagens fossem obedecidos, os agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram fiscalizando a operação no terminal da linha Mosqueiro-São Brás, nos terminais hidroviário de Belém e de Mosqueiro e também nos trapiches de Icoaraci e Cotijuba.
Rapidez no embarque nos ônibus
Ao longo do mês de julho, a frota da linha Mosqueiro-São Brás recebeu reforço para atender à demanda de passageiros em decorrência do período de veraneio, tanto para a ir quanto para voltar da ilha.
Desde as cinco horas da manhã, a fila para embarcar já estava grande e os agentes de transporte da Semob já estavam na Praça Araújo Martins, em São Brás, de onde saem os ônibus rumo à ilha, para fiscalizar os horários de partida, garantindo que o reforço de frota fosse cumprido, além de organizar a fila para um embarque rápido e seguro.
“É a segunda vez que estou indo este mês. Quero me divertir e aproveitar”, disse a cobradora Elis Regina de Oliveira, que acordou cedo e amanheceu na fila junto com a sobrinha e as vizinhas para passar alguns momentos de lazer na praia.
A manicure Sinara da Silva e o marido, o caminhoneiro Deidmar de Brito, também chegaram cedo ao terminal e aguardavam pacientemente para embarcar, apesar da ansiedade de encontrar com a filha que já está em Mosqueiro. “Essa é a primeira vez que estamos indo este mês, aproveitando que é o último fim de semana. Estamos esperando pra ir confortavelmente igual todo mundo”, disse a manicure.
Na manhã de sábado, 29, foram realizadas 35 viagens, no período entre 5h e 14h, com um intervalo aproximado de 15 minutos entre a saída dos ônibus. Dessa forma, um total de 1.470 passageiros embarcaram no Terminal da linha Mosqueiro-São Brás.
Já no domingo, 30, a busca pelo transporte também foi grande, embora não tenha superado a do dia anterior. Até às 14h foram realizadas 27 viagens, totalizando 1.134 passageiros embarcados no terminal para curtir o sol e as praias em Mosqueiro.
Muita procura pelos barcos
Desde o início da operação do navio Solimões, em 14 de julho, a busca por passagens tem aumentado, devido ser uma alternativa à viagem de ônibus, e desta vez não foi diferente.
O entusiasmo da primeira viagem de barco para a ilha era visível no casal de autônomos Lucas Brito e Tássia Araújo. “Eu espero que seja uma viagem mais rápida, mais tranquila e com certeza mais confortável”, disse Lucas.
O casal e o pequeno filho, Estevão costumam ir a Mosqueiro de ônibus, mas dessa vez resolveram mudar um pouco e experimentar a travessia de barco.
“A gente foge do sufoco do trânsito e da demora por causa de engarrafamentos na estrada. A viagem de barco com certeza deve ser mais tranquila”, destacou Tássia sobre a vantagem da embarcação.
Frank Sá resolveu unir o útil ao agradável e vai aproveitar o final de semana tanto a lazer quanto a trabalho, para fazer algumas vendas em sua loja na Praça Matriz, na Vila. “Já usei várias vezes o barco para chegar em Mosqueiro. Eu vou e volto no mesmo dia”, comentou o vendedor, aprovando o novo meio de transporte. Frank ainda destacou que “a pessoa chega lá bem disposta pra tudo. Antes íamos de van ou de ônibus, mas a estrada era estressante”.
A embarcação tem capacidade para transportar 208 passageiros, e no sábado cerca de 204 passagens foram vendidas no guichê no Terminal Hidroviário de Belém, para a viagem das 7h30 rumo à ilha. Isso equivale a 98% da capacidade do navio. Já no domingo, o navio partiu para a Mosqueiro com 50% de sua capacidade, transportando 104 passageiros no mesmo horário de viagem.
Em ambos os dias o desembarque em Mosqueiro aconteceu de forma segura e tranquila e o retorno para Belém ocorreu no horário de 16h30, saindo do Terminal Hidroviário de Mosqueiro, na Praça Matriz (Vila).
Travessia para Cotijuba
Os interessados em fazer a travessia para Cotijuba chegaram cedo ao trapiche, que teve uma movimentação bastante intensa desde as primeiras horas da manhã.
A linha municipal da Prefeitura de Belém, operada pelo navio Otávio Oliva, que tem capacidade para transportar 539 pessoas, realizou a viagem das 9h com lotação completa no sábado, saindo do Trapiche de Icoaraci.
No domingo, 30, a demanda pela travessia foi ainda maior, sendo necessário fazer uma viagem extra para atender aos veranistas. A bilheteria esgotou a venda de passagens por volta das 7h45, para a primeira viagem que aconteceu às 8h e a embarcação partiu com lotação completa. Já a segunda, aconteceu às 10h, com a venda de 304 passagens.
Nelson Wanderley e sua família estavam aguardando a viagem das 10 horas para aproveitar o último fim de semana de férias, curtindo a praia em Cotijuba. “A gente dá preferência pelo barco da prefeitura, porque dá mais segurança e mais conforto. Diferente dos barcos pequenos”, comentou o autônomo e, para ele, além de se sentir mais seguro, ainda há a vantagem de poder apreciar uma bela paisagem até chegar ao destino.
Texto:
Amanda Mardock