130 estudantes do entorno de obras municipais aprendem educação no trânsito de forma lúdica e pedagógica

Uma manhã educativa sobre o trânsito para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Venuzina Marinho de Souza, localizada no bairro da Cremação: foi nesta terça-feira, 4, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

130 crianças participaram de atividades lúdico-pedagógicas e brincadeiras promovidas pela equipe de Educação para o Trânsito da Semob e pelo Grupo de Teatro Experimental “Nós os Pernaltas”, do Promaben.

Orientações para o cotidiano

A pedagoga do Promaben, Marília Barbosa, informa que a Prefeitura de Belém trabalha em várias frentes para melhor atender à população e fazer com que a mensagem de um trânsito seguro possa fazer parte do cotidiano dos moradores das áreas de atuação do Promaben.

“Levar uma atividade lúdica a crianças que estão vivenciando uma obra na vizinhança ajuda a manter os pais atentos aos cuidados necessários ao transitar perto da obra da Unidade de Referência em Vigilância de Doenças Tropicais Negligenciadas (URVET )”, destaca Marília.

Educação na prática

Os agentes de Educação da Semob fizeram orientações sobre cuidados ao atravessar a rua; o significado das cores do semáforo; cuidados para andar de bicicleta e de moto; dentre outras informações.

Os alunos da escola Venuzina Marinho de Souza, na faixa de 1 a 5 anos de idade, participaram ativamente das dinâmicas, respondendo às perguntas e interagindo com os agentes.

A diretora Lucelina Lima explica que a segurança no trânsito é um assunto muito importante e é amplamente trabalhado dentro da instituição para que as crianças, desde cedo, desenvolvam consciência e saibam como utilizar o trânsito da forma correta.

Texto:

Lírio Pinto Moraes