Para coibir diversas irregularidades de trânsito na cidade de Belém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB realizou a operação Trânsito Seguro na manhã desta quinta-feira, 14, em três bairros da capital: Comércio, Condor e São Brás. Foram apreendidos 28 veículos com irregularidades que vão desde licenciamento vencido, motoristas sem habilitação, carros em péssimas condições de trafegabilidade e motos com condutores sem capacete. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar do Pará para garantir a segurança dos agentes e também para fiscalizações de segurança em carros, motos, vans, micro-ônibus e ônibus.
“Essas áreas recebem esta operação frequentemente e o objetivo é coibir irregularidades. Não estamos focando em nenhum tipo específico de veículo, todos são fiscalizados”, disse o diretor de trânsito da SeMOB, Murilo Sousa.
O capitão Paulo Martins, da Polícia Militar, acredita que a parceria com a SeMOB colabora para que outras vistorias de segurança sejam realizadas. “Fazemos uma barreira volante junto com a SeMOB para também realizar abordagens em busca de armas de fogo, armas brancas, pessoas foragidas da polícia ou qualquer outra ocorrência policial”, afirmou o capitão.
A Guarda Municipal garante a segurança dos agentes e também realiza abordagens preventivas. “Muitas vezes as pessoas resistem às autuações, mesmo sabendo que estão erradas. Estamos aqui para coibir estas atitudes”, disse o sub-comandante da Guara Municipal de Belém, inspetor J. Carlos.
A operação iniciou no Ver-o-Peso, onde diversos veículos de passeio estavam estacionados em locais proibidos e foram removidos. Áreas que estavam sinalizadas, inclusive de uso exclusivo para embarque e desembarque, estavam ocupadas por carros. No local, duas vans e uma kombi faziam transporte de passageiros, mas estavam com documentação do carro vencida e foram removidas. A kombi não apresentava também mínimas condições de trafegabilidade, com bancos rasgados e lataria do veículo bem danificada.
A operação seguiu para a avenida Roberto Camelier com a avenida Bernado Sayão, no bairro do Condor, e muitas motos foram apreendidas. Motoristas sem capacete e sem documentação circulavam pelo local. Em São Brás, na rua Cipriano Santos, mais veículos com problema foram encontrados. Uma rapaz trafegava em uma moto sem capacete, sem habilitação ou qualquer documentação do veículo e foi levado até a delegacia para averiguações.
Moradores da área elogiaram a fiscalização e dizem que as irregularidades de trânsito no local têm trazido transtornos a população. “Muitas vans clandestinas e sem documentação circulam por aqui atrapalhando o trânsito e colocando em risco quem trafega pela área”, disse o aposentado Vital Macedo.
O mototaxista Fábio Silva foi abordado durante a operação e liberado porque estava com a documentação em dia e utilizando os equipamentos adequados de segurança. “As fiscalizações são importantes para coibir pessoas que estejam circulando na ilegalidade. Quem está com a documentação em dia não tem do que fugir nem reclamar”, disse o mototaxista.
Texto: Nathalia Petta
Fotos: João Gomes – Comus