Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Mais de um milhão de eleitores vão às urnas em Belém

PREFEITO VOTA NA ESCOLA JOSÉ VERÍSSIMOPREFEITO VOTA NA ESCOLA JOSÉ VERÍSSIMOPREFEITO VOTA NA ESCOLA JOSÉ VERÍSSIMONeste domingo, 5, mais de cinco milhões de paraenses devem votar nessas eleições e escolher seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Só em Belém,  1.023.169 pessoas estão aptas a exercer sua cidadania.

O prefeito Zenaldo Coutinho chegou por volta das 11h30 na Escola Estadual José Veríssimo,  na rua Presidente Pernambuco,  no bairro Batista Campos. Acompanhado por familiares e secretários municipais, Zenaldo falou sobre a importância do voto. “Hoje quem ganha é a democracia, sobrerudo com a ampla participação da população.  Espero que tudo ocorra bem até o final das eleições”, ressaltou.

Os primeiros eleitores começaram a chegar aos locais de votação a partir das 8h da manhã. Após às 17h, começa a apuração dos votos. Para organizar e garantir a segurança nesse período,  a Prefeitura de Belém disponibilizou equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Saneamento.

Agentes de trânsito da Semob foram distribuídos em locais estratégicos da cidade, principalmente onde há maior fluxo de pessoas, para auxiliar na organização do trânsito.  Além disso, as linhas de ônibus circularam com a frota completa.

A Guarda Municipal, por sua vez, destinou 250 homens, 15 viaturas, 23 motos e um microonibus para reforçar a segurança no entorno das escolas municipais que são zonas eleitorais, inclusive nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

Nessas eleições a programação de limpeza da cidade vai começar hoje a partir das 18h com efetivo de 200 agentes de limpeza e seis caçambas. Será dada prioridade aos principais colégios eleitorais, que concentram grande fluxo de eleitores. Na segunda-feira, 6, a programação normal de limpeza urbana será intensificada.

Texto: Dandara de Almeida
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Redes Sociais